Secretaria de Saúde inicia Campanha de Vacinação contra a Gripe

A Secretaria da Saúde iniciou na quarta-feira (10/04) a Campanha de Vacinação Contra Gripe (Influenza), que esta sendo feita em quatro unidades da saúde: UBS São Pedro, UBS Massud Coury, UBS Dr. Matheus Gabriel Bonassa e no Centro Médico de Especialidades, das 08h00 às 15h00.

No primeiro momento estão sendo vacinadas apenas pessoas classificadas nos grupos prioritários, que são: crianças de seis meses até 5 anos, adultos acima de 60 anos, gestantes, mães no pós-parto, profissionais da saúde e pessoas com doenças crônicas, com apresentação de receita médica.

Foto: Interne

Para se imunizar é preciso apresentar documento de identidade com foto e a carteirinha de vacinação. Para os pacientes acamados haverá um posto volante de vacinação. Para receber a imunização, os responsáveis deverão cadastrar seus familiares junto a Sala de Vacinação do Centro Médico para agendar o atendimento.

A vacina é extremamente segura. A única contraindicação formal é para quem tem alergia ao ovo. Mas essa é uma condição bastante rara. A pessoa que está com febre, dor no corpo e não consegue nem levantar da cama para trabalhar não deve tomar a vacina. Mas caso esteja apenas espirrando e com coriza, como ocorre durante um resfriado simples, não há nenhuma contraindicação.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde. Os subtipos são variações do vírus A (H1N1), A (H3N2) e gripe B. A vacina precisa ser tomada todos os anos, já que os subtipos do vírus variam de ano a ano.

Novos estudos mostram que o vírus influenza está relacionado a uma série de complicações, como pneumonia e doenças cardíacas. Portanto, ao tomar a vacina, você não apenas se protege da gripe, mas evita quadros mais graves relacionados com hospitalização e morte. Um segundo ponto é a importância social. Uma vez que me protejo, diminuo a circulação do agente infeccioso e evito que ele seja transmitido para as pessoas ao meu redor.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta