Projeto Água em Foco leva estudantes a conhecer etapas para captação, armazenamento e tratamento da água em Rio das Pedras

Projeto Água em Foco leva estudantes a conhecer etapas para captação, armazenamento e tratamento da água em Rio das Pedras




O Projeto “Água em Foco” desenvolvido pelas Secretarias de Educação, Meio Ambiente, Cultura, que conta com o apoio da GCM – Guarda Civil Municipal, SAAE – Serviço Autônomo de Águas e Esgoto e Departamento de comunicação da Prefeitura de Rio das Pedras começou uma ação nesta semana onde está levando os jovens dos sextos anos das escolas municipais para conhecerem como é feita a captação da água bruta e o processo de levá-la até as estações de tratamento e os reservatórios da cidade, onde acontece a captação da água.
A viagem leva os estudantes até as represas: Viegas, Montebelo, São Jorge e Bom Jesus num passeio de duas horas no total.
Em cada parada os profissionais de cada departamento explicam o porquê da cidade estar enfrentando um racionamento tão severo.
Nas visitas eles vem na prática algumas informações que traz o espanto instantâneo nos estudantes.
Entre eles um momento onde estão em pé na beira de um dos reservatórios e percebem a marca da agua que está  1 metro acima deles. Ou seja, em situação normal, naquele mesmo ponto todos eles estariam cobertos de água.
Outro ponto de destaque é quando se mostram fotos dos lugares onde eles estão visitando em anos anteriores e eles podem fazer a comparação com o cenário atual.
A ação tem por intuito trazer a educação ambiental, conscientização no bom uso dos recursos naturais e também mostrar todo o trabalho que o SAAE e prefeitura tem feito para garantir o abastecimento.

“Estamos levando nossos jovens para conhecerem todos os processos, desde o armazenamento, a captação, tratamento e distribuição da água em nosso município. Muitos têm se surpreendido com a complexidade que evolve o trabalho até que a água chegue nas torneiras das casas nos mais diferentes pontos da cidade. Esse bem que é finito precisa ser utilizado com sabedoria para que as gerações futuras não sofram ainda mais com a falta de água, essencial para a vida”, explica Juliano Amaral responsável pelo Departamento de Comunicação da Prefeitura de Rio das Pedras.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta