Prefeitura busca autorização para financiar o recapeamento de 25 ruas de Rio das Pedras

Prefeitura busca autorização para financiar o recapeamento de 25 ruas de Rio das Pedras

Um dos problemas mais crônicos de Rio das Pedras está relacionado à qualidade do asfalto.

De acordo com a Secretaria de Obras, a grande maioria das ruas e avenidas da cidade estão com a vida útil do pavimento “vencida”, com idade superior a 20 anos.

“O fluxo constante de veículos acelera o processo de desgaste do asfalto por fadiga. Temos realizado operações tapa buracos para recuperar o pavimento, mas isso cria carochos que também prejudicam o fluxo de veículos. Por isso, em parte dos casos, o ideal é o recapeamento”, explicou o secretário de Obras, Wolney Bassinelo.

Com recursos próprios, a Prefeitura de Rio das Pedras já iniciou processo de licitação para contratar empresas que irão recapear ou asfaltar as ruas Helena Gerônimo da Silveira (Santa Maria), Helena Tobaldini e Josephina Penatti (São Pedro), José Emilio Bettiol (São Cristóvão), São Vicente de Paulo (Cambará), Genésio Caetano de Paula e Osvaldo Marcelo (Luís Massud Coury).

Contudo, para aumentar a cobertura e atender a mais pontos, o governo municipal está pleiteando junto a Câmara Municipal autorização para financiar a obra junto ao Banco do Brasil.

Nesse sentido encaminhou a Câmara de Vereadores rejeitou um Projeto de Lei solicitando a autorização para realizar a operação de crédito junto ao Banco do Brasil no valor de até R$ 5 milhões a serem utilizados na execução de recapeamentos e novas pavimentações, que infelizmente não foi aprovado.

“Já tivemos algumas tratativas junto ao Banco do Brasil que oferece excelentes condições para o município. A carência para pagar é de 12 meses e o saldo será quitado em 84 parcelas decrescentes, nos dando tempo suficiente para liquidar algumas dívidas que abrirão espaço no orçamento para o pagamento deste compromisso. O valor das parcelas, de um modo geral, é pouco para os cofres públicos, uma vez que o benefício de tal financiamento trará é imediato alivio ao cidadão de Rio das Pedras que não aguenta mais transitar em ruas esburacadas”, explica o secretário de Finanças, Sílvio César Corrente.

As ruas que receberão melhorias já foram mapeadas e os projetos desenvolvidos pela Secretaria de Obras. Ao todo, serão recapeados 7,6 quilômetros de ruas e avenidas: Rua Maria Cristina Vassalo Limongi (140 metros), entre as ruas Pedro Cezarim e Holanda Cibim; Rua Aradesco Bianchim (280 metros), entre as ruas Pedro Cezarim e Jerônimo Guilherme Perosa; Rua Antonio Arzola Sobrinho (230 metros), entre as ruas Pedro Cezarim e Jerônimo Guilherme Perosa; Rua Rafael Vitor Poncio (400 metros), entre as ruas Pedro Cezarim e Jerônimo Guilherme Perosa; Rua Leonel Giovaninni (600 metros), entre as ruas Augusto Scarssatti e Macedo de Souza; Rua Marino Ernesto Montagnani (130 metros), entre as ruas Rotary Club e Holanda Cibim; Rua Antônio José Pimpinato (515 metros), entre as ruas Leonel Giovanini e Wilson Cypriani; Rua Prudente de Moraes (254 metros), entre as ruas Dr. Moraes Barros e Travessa Prates; Rua Jacinto Barrichello (340 metros), entre as ruas Benedito Silveira Campos e Vereador Vitor Poncio; Rua João Augusti (540 metros), entre as ruas Rotary Club e Jeronimo Guilherme Peroza; Rua Holanda Cibim (340 metros), entre as ruas João Augusti e Aradesco Bianchim; Rua Henrique Rubia (95 metros), entre as ruas Leonel Giovanini e Adelina Rinaldi Perissato; Rua Professor Rolim (180 metros), entre as ruas Benedito Silveira Campos e Bernardino de Campos; Rua Maria Pina Bortolotto Cezarino (110 metros), entre as ruas Rafael Augusto de Souza Campos e Professor Rolim; Rua Euclides Antônio Montagnani (115 metros), entre as ruas Maria Pina Bortolotto Cezarino e Benedito Silveira Campos; Ruas Euclides Guidolim e Maria Borth Rosineli (750 metros), entre as ruas Cristina Taranto Paris e Antônio Bertassi; Rua Aristeu Macedo de Souza (640 metros), entre as ruas Adelina Rinaldi Perissatto e Wilson Cypriano; Rua Regina Brambilla Rubinato (115 metros), entre as ruas Regina Brambilla Rubinato e Wilson Cypriano; Rua Ayrton Cipriano (250 metros), entre as ruas Regina Brambilla Rubinato e Rodovia Júlio Antônio Basso; Rua Fausto G. Defavari (160 metros), entre as ruas Vitorio Hermínio Delagracia e Luis Delfine; Rua Erasmo Pascon (316 metros), entre as ruas Nicolino Parisse e Rua Prof. Miosatine Maria Justolim; Avenida Rosina Figurelli Coury (355 metros), entre as ruas Antonio Evaristo Petrine e Antonio Roberto Roncato; Rua Canciano Bonassa (355 metros), entre as ruas Antonio Roberto Roncato e Rua Genesio Caetano de Paula; Rua Angelo Domingos Cibim (270 metros), entre a Avenida Henrique Bonassa e Rua José Serigato; Avenida Henrique Bonassa (140 metros), entre Av. Prefeito Nicolau Marino e Rua Silvio Severino.

O prefeito Carlos Defavari destaca que sua gestão tem tido um trabalho intenso de recuperação de pavimentação na cidade, sempre buscando recursos estaduais e federais.

“Desde o início do mandato tenho buscado verbas do Estado e da União para viabilizar o recapeamento e asfalto de nossas ruas e avenidas. Contudo, o montante que veio até o momento é pouco diante da necessidade de Rio das Pedras. Conseguimos recapear a rua São Vicente de Paulo, no trecho que fica nos bairros Luís Massud Coury e Dona Rosina, avenidas Prefeito Donato Marino, Antônio Evaristo Petrini e Prefeito Nicolau Marino (entre os bairros Cambará, Dona Rosina e Vitório Cezarino (Sem Terra) e a rua Maria C. V. Limoni (São Cristóvão). No final da gestão do governador Márcio França conseguimos verba de R$ 1 milhão para recape, mas o governador João Dória assumiu o Estado e cancelou o repasse. Por isso, para esse ano, a melhor opção que surgiu é o financiamento junto ao Banco do Brasil”, relatou o prefeito Carlos Defavari, que ressaltou: “Encaminhamos um projeto pedindo a autorização do Legislativo e tivemos alguns apontamentos que esperamos esclarecer. Iremos responder e reencaminhar o projeto para ser apreciado novamente, esperamos que seja aprovado e juntos Câmara e Executivo possamos beneficiar nossa população”, concluiu o prefeito.

 

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta