Mulheres em gestação e pré-natal serão monitoradas por cardiotocógrafo

Mulheres em gestação e pré-natal serão monitoradas por cardiotocógrafo

A Prefeitura, através da Secretaria de Municipal de Saúde de Rio das Pedras, comprou recentemente um monitor fetal cardiotocógrafo, aparelho de suma importância para o acompanhamento da gestação durante o pré-natal. O equipamento de alta tecnologia analisa e monitora em tempo real a vitalidade e sofrimento fetal, número de fetos e posição fetal, além de reproduzir o som dos batimentos cardíacos do coração do feto. O aparelho é especificamente utilizado para acompanhamento durante o período do ante parto, garantindo maior segurança às gestantes no final da gravidez.

“O aparelho avalia tanto se a mulher está com contração efetiva de trabalho de parto, quanto se o feto está em condições normais de oxigenação dentro do útero materno. É um equipamento que, em via de regra, existe apenas nas maternidades e acompanhamento de gestantes no trabalho de parto. Na Unidade Básica de Saúde esse é um diferencial para avaliar se o feto está bem ou não ainda no pré-natal”, explica o Dr. Marcelo Cavalcante, médico ginecologista e obstetra.

Eletrodos ligados ao monitor são colocados na barriga da mãe e, durante cerca de 20 minutos, o aparelho registra de modo contínuo a frequência cardíaca e movimentos do bebê, bem como a presença e duração de contrações do útero. Ao final do exame, o aparelho gera um laudo em forma de gráfico, semelhante ao de um eletrocardiograma, que deve ser interpretado pelo especialista.

Para o prefeito Carlos Defavari, a aquisição do aparelho de cardiotocografia é de extrema importância para a área da Saúde que passará a contar com mais um reforço no que diz respeito ao atendimento à população. “Esse monitor é um grande diferencial, pois ficará em uma UBS e a gestante será encaminhada para o trabalho de parto com mais segurança para a mãe e o bebê”, comenta Defavari, lembrando que a medida atende uma emenda impositiva ao orçamento apresentado pela Câmara de Vereadores.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta