Fundada em 10 de julho de 1894 Rio das Pedras completou 126 anos

Fundada em 10 de julho de 1894 Rio das Pedras completou 126 anos

Ontem, a cidade de Rio das Pedras completou 126 anos de fundação.

A cidade foi fundada em 10 de julho de 1894  e segundo sua história, no século XIX, à beira do riacho Tijuco Preto, os tropeiros que demandavam ao interior de São Paulo, faziam pousada na casa de uma família de lavradores ali instalada, cujo chefe chamava-se Pedro, passando o local a se chamar Pouso do Rio das Pedras, em razão das filhas do Pedro.

Entre 1870 e 1871, a Estrada de Ferro Ituana (atual FEPASA), estendeu seus trilhos até Piracicaba, cortando a região de Rio das Pedras, sendo então construída a estação local que, também, tomou o nome de Rio das Pedras. Antônio Garcia Prates, um dos empreiteiros da estrada, Antônio Teles e outros, atraídos pela fertilidade do solo, adquiriram terras e construíram a capela do Senhor Bom Jesus. Estava iniciado, pois, o povoado que deu origem à Freguesia do Senhor Bom Jesus de Rio das Pedras. À medida que o Município foi se desenvolvendo, baseado na cafeicultura e auxiliado pelo braço do imigrante italiano, foram-se criando diversos melhoramentos: iluminação elétrica, em 1913; posto telefônico, entre 1913 e 1916; e abastecimento de água canalizada, em 1916.

Em de abril de 1889, pela Lei Provincial nº 95, foi criado do Distrito de Bom Jesus do Rio das Pedras, pertencente ao Município de Piracicaba.

Em 10 de julho de 1894, foi elevado à categoria de vila, com a denominação de Rio das Pedras, pela Lei Estadual nº 291.

Em 10 de julho de todo ano iniciam-se as festas oficiais de comemoração do aniversário do município. Foi elevada à categoria de cidade em 19 de dezembro de 1894.

Com o advento da plantação de cana-de-açúcar, transformando radicalmente as atividades agrícolas do Município, e a consequente industrialização do produto, além dos pequenos estabelecimentos industriais, produtores de aguardente e açúcar batido, já existente em 1952, ali se estabeleceram usinas maiores, produtoras de álcool e açúcar.

Neste ano excepcionalmente acontece uma programação diferente para a comemoração do aniversário com diversas atividades e shows virtuais.

Com a pandemia e isolamento social provocados pelo COVID-19, serão realizados shows online, com transmissão ao vivo pela página do Facebook da Prefeitura Municipal de Rio das Pedras.

Na última quarta-feira, dia (8/07), por exemplo com Apoio do Conselho de Pastores aconteceu o Culto de Ação de Graças e músicas Gospel; na quinta-feira, dia (9/07), aconteceram shows com os cantores riopedrenses André Dias e Amailton Macedo e com a dupla Dan Caselli e Bellato, ontem dia (10/07), foi transmitida a Missa Sertaneja animada pelo sertanejo raiz com a dupla Claudemir e Moisés.

A programação segue hoje, dia 11, às 20 horas, com a Live da Banda Malha Fina e o melhor do POP ROCK e amanhã, dia 12, às 12 horas, o encerramento da programação online contará com o Show de Elaine Teotônio cantando muito Samba Raiz e MPB.

“Nesse ano estamos tendo uma comemoração do aniversário tanto quanto diferente, mas tudo foi preparado pensando na nossa gente”, comentou o prefeito Carlos Defavari que acrescentou: “Poder falar para nossa população no dia em que comemoramos o aniversário do nosso município que hoje as contas municipais estão em dia, não temos mais dividas, estamos pagando os precatórios que recebemos dos governos passados e mais importante ainda, conseguimos reativar as nossas CNDs, documento que permite receber recursos dos Governos Estadual e Federal e claro reestabelecer o credito para pode comprar e oferecer sempre o melhor para nossa população”, afirmou o prefeito.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta