Evento aberto à comunidade marcou o encerramento da I Feira JEPP nas Escolas de Rio das Pedras

Evento aberto à comunidade marcou o encerramento da I Feira JEPP nas Escolas de Rio das Pedras

 

Mais de 1000 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais participaram do Projeto JEPP, realizado no município pela Secretaria de Educação de Rio das Pedras em parceria com o Sebrae-SP, as atividades de encerramento aconteceram nos dias 23 e 30 de novembro, com uma feira aberta à comunidade. Além dos alunos, professores, gestores, também participaram do encerramento pais, familiares e comunidade emgeral.

Na Escola Municipal Prof. Maria Arlete Angeleli, os alunos do 6º ano confeccionaram caixinhas de presente, marca-páginas, sacolas de presente, porta-retratos, tudo feito com material reciclável. Os alunos do 7º ano confeccionaram enfeites em garrafas que seriam descartadas, porta-lápis feito de rolos de papel higiênico, descanso de panela feito com tampas de garrafas encapadas com fuxico.

Foto: Divulgação

Os alunos do 8º ano trabalharam com a visão social da cidade e do bairro, analisando e buscando possíveis soluções para problemas sociais, escrevendo projetos para melhorias, como: projeto de incentivo à leitura e ao lúdico no processo ensino-aprendizado, além de uma campanha de arrecadação de brinquedos. Os alunos do 9º ano trabalharam com ideias de negócios, montando empresas, entre elas: casas de bolos, doces, pizzas, salgados, sorvetes, sucos, agropecuária, institutos de beleza e ONGs de animais.

Na Feira, os estudantes comercializaram os produtos e serviços desenvolvidos por eles no decorrer do semestre. O dinheiro arrecadado será revertido em benefício dos próprios alunos.

Os professores, fomos capacitados para sermos tutores dos alunos dentro das escolas. Desenvolver este projeto para nós foi algo especial, pois pudemos despertar nos alunos o olhar para a sociedade como um todo e também para o mercado de trabalho, algo que para eles será primordial. Os temas desenvolvidos foram: 6º ano – Eco papelaria, 7º ano – Artesanato Sustentável, 8º ano – Empreendedorismo Social, 9º ano – Novas ideias, Grandes negócios.

“Aprendi a ser uma pessoa mais observadora com relação aos problemas sociais, aprendi a lidar com vários tipos de pessoas, pois no meu grupo eu lidei com várias pessoas que eu não tinha afinidade. Aprendi que quando eu tenho um objetivo eu posso alcançá-lo, desde que eu lide com os obstáculos que forem aparecendo. Foi uma experiência muito legal, que eu vou levar para toda a minha vida.” Raíssa Almeida Costa – 8º ano C

“O JEPP foi importante, pois conseguimos criar maturidade e ver as dificuldades reais de um trabalho. Tivemos que criar tudo relacionado à empresa. No final, acredito que realizamos um bom trabalho e, independente de todas as dificuldades, foi muito bom fazer o JEPP” – Maria Heloisa Guerra Leme da Cruz – 9º ano B

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta