Depois de semana de alta, número de casos de Covid voltam a cair em Rio das Pedras

Depois de semana de alta, número de casos de Covid voltam a cair em Rio das Pedras

Os números de novos casos confirmados do Covid-19 vinham caindo desde a semana entre os dias 20 e 26 de julho, quando foram registrados 114 novos casos no município. De forma gradativa, a queda chegou a 55 novos casos na semana de 24 a 30 de agosto. Contudo, na semana seguinte, a quantidade de casos voltou a subir, chegando a 91 novos casos. Porém, nesta primeira semana de setembro, o registro de novos casos do coronavírus voltou a cair, com o total de 61.

A semana entre os dias 24 e 30 de agosto também foi crítica quanto ao número de óbitos ocasionados pelo vírus. Nas duas últimas semanas de julho foram registradas quatro mortes, duas por semana. Nas duas semanas seguintes, um óbito a cada sete dias. Já na terceira semana de agosto os óbitos aumentaram chegaram a três. Na última semana do mês veio o pico, com a confirmação de oito óbitos pelo Covid. Nesta primeira semana de setembro também houve redução de mortes, com o registro de três, sendo que ainda há um óbito em investigação.

Embora os números indiquem tendência de queda, é preciso tomar cuidado para que não haja oscilação como na quarta semana de agosto.

“Estamos muito preocupados com o relaxamento que a população tem demonstrado. Algumas pessoas relacionam o aumento do número de casos com o progresso da nossa região para a Fase 3 (Amarela) do Plano São Paulo. Contudo, entramos nessa nova etapa de reabertura no dia 8 de agosto. Nas semanas seguintes chegamos aos índices mais baixos desde o pico em julho. Isso mostra também que os comerciantes têm trabalhado com responsabilidade na prevenção ao Covid-19. Porém, vemos o número subir na última semana de agosto, justamente no período em que mais temos vendo pessoas nas ruas ou promovendo aglomerações com festas e churrascos”, analisa Filemon Silvano, secretário da Saúde.

O responsável pela pasta se mostra ainda mais preocupado por conta do grande número de pessoas que viajaram neste feriado de 7 de setembro (Independência do Brasil). De acordo com a Ecovias, concessionária que administra as rodovias do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), mais de 200 mil veículos desceram a Serra do Mar entre 0h de sexta-feira (4) e 9h de domingo (6). Mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, os números deste ano superam os de 2019, quando 187 mil veículos desceram para o litoral paulista no mesmo feriado.

“As pessoas que viajaram, a maioria para o litoral, tiveram contato com pessoas diferentes do seu ciclo familiar e cotidiano. Podem ter tido contato indireto com pessoas assintomáticas, mas que estavam transmitindo o vírus. Por isso, pedimos a essas pessoas que fiquem atentos aos sintomas que podem surgir nos próximos dias, que evitem contato com outras pessoas principalmente nos próximos dias para evitar o contágio, em especial daquelas pessoas que fazem parte do grupo de risco”, alerta Filemon.

O secretário da Saúde lembra ainda que dentro de um mês um novo feriado prolongado irá acontecer, no dia 12 de outubro (segunda-feira, Dia de Nossa Senhora Aparecida – padroeira do Brasil). “Sabemos que as pessoas estão ansiosas por viajar, quebrar a rotina e descansar. Mas ainda não estamos neste momento, ainda é preciso cuidado e isolamento”, finalizou.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta