Arrastão Contra a Dengue recolhe entulho e orienta moradores no CDHU

Arrastão Contra a Dengue recolhe entulho e orienta moradores no CDHU

A Secretaria da Saúde, em parceria com a Secretaria de Obras, realizou no último sábado (8/02), um arrastão para recolher materiais inservíveis no bairro José Carlos Barrichello (CDHU). Foram utilizados caminhões para recolher materiais que poderiam servir de criadouros para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Sob a coordenação da enfermeira Valdirene Garcia, as agentes de saúde do departamento de Vigilância Epidemiológica percorreram casa por casa do bairro orientando moradores quanto aos cuidados para evitar a proliferação do mosquito. “Nesse período de chuva e forte calor fica mais propício a reprodução do mosquito. A melhor forma de prevenção é eliminar os focos de criadouros. Por vezes a pessoa não percebe que uma garrafa ao ar livre pode acumular água limpa. Se existe a chance de acumular água e não é possível secar diariamente, a pessoa por colocar um pouco de sal no recipiente, por exemplo”, explicou Valdirene Garcia.

Os moradores também foram orientados quanto as formas de descartes, pedindo para que os moradores contribuam com a ação separando objetos que não tenham mais serventia de dentro das casas como armários, louças, garrafas e vasos.

Paralelamente, funcionários da Secretaria de Obras e do Departamento de Meio Ambiente recolheram o material deixado na calçada, que posteriormente foi despejado no Aterro Sanitário e Industrial CTR Essencial. “Além de eliminar os possíveis criadouros do mosquito da dengue, essa ação permite que os moradores façam uma limpeza em suas casas. Muitos desses materiais, infelizmente, iriam parar nos carreadores de cana, jogados de forma irregular”, explicou o prefeito Carlos Defavari.

Entre os materiais inservíveis recolhidos estão móveis e utensílios tais como fogão, geladeira, guarda-roupa, sofá, mesa, cadeira ou tanque de lavar roupa.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta