Representantes de todos os segmentos participaram da 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher de Santa Maria da Serra

Na sexta-feira dia (17), aconteceu no Salão Nobre da Escola Municipal “Dona Zina Saviolo Cury”, a 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher de Santa Maria da Serra.

O evento foi marcado pela forte participação popular e pela intersetorialidade onde foram discutidas as premissas para o incremento das políticas públicas voltadas às mulheres do município, extensivas a todo Estado e também a todo Brasil.

O Prefeito, Narciso Bistafa (SD), a Primeira-Dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Delair de Fátima Batistela Bistafa e o Diretor do Departamento Municipal de Saúde e Nutrição, o Dr. Eduardo Figueiredo de Moraes Rego, estiveram presentes.

A Conferência foi aberta pela Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Renata Berto Famá que saudou os presentes e entregou a coordenação do evento a Dr. Eduardo Rego.

O tema central da 1ª Conferência, que é também norteador da 1ª Conferência Estadual e 2ª Nacional de Saúde das Mulheres: “Implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres” foi apresentado em produtiva palestra de Elaine Mara Pereira Zanatta, interlocutora do Programa de Saúde da Mulher da Direção Regional de Saúde – DRS-X de Piracicaba abordando questões voltadas à Saúde Sexual e Reprodutiva e do ciclo Gestação-Parto-Puerpério, através da Rede Cegonha, dentre outros assuntos.

Ana Maria Feijó, do Grupo de Vigilância Epidemiológica – GVE XX de Piracicaba abordou as ações sócio-educativas e preventivas das DSTs, como a oferta dos testes rápidos para HIV-Aids, Sífilis e Hepatites.

1ª Conferencia da saúde das mulheres

1ª Conferencia da saúde das mulheres – Foto: Divulgação

O tema central foi dividido em quatro eixos norteados pelo Ministério da Saúde em torno: 1º: dos investimentos de governo nas ações voltadas à saúde das mulheres frente à crise econômica; 2º: da vida e trabalho das mulheres nesta era capitalista globalizada; 3º: das vulnerabilidades físicas, psíquicas e sociais que vitimam as mulheres expostas principalmente às diversas formas de violência e; 4º: da efetiva participação social feminina no fortalecimento de uma sociedade mais sustentável, solidária, segura e sadia.

Os quatro subtemas foram ricamente apresentados por Dra. Érica Selten Petronetti, interlocutora da Atenção Básica da DRS-X de Piracicaba.

Estiveram envolvidos representantes de todos os segmentos da sociedade local como: Associações de Bairros, do comércio local, de clubes, empresas, escolas e da população em geral; trabalhadores de saúde do HMSMS – Hospital Municipal de Santa Maria da Serra, do Centro de Saúde, da Vigilância Municipal em Saúde e; gestores locais sedimentando a intersetorialidade na 1ª CMSMu-SMS: Departamento de Desenvolvimento e Assistência Social, com o CRAS, PEC, Creche-Escola etc., Departamento de Educação e Cultura e ainda as Escolas Estaduais Ademar Vieira Pisco e Frei Fernando.

O slogan definido para este ano de Conferências Municipais, Estadual e Nacional “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade” foi minuciosamente apresentado pelo diretor de Saúde, Dr. Eduardo Rego, que esclareceu aos presentes em palestra sobre os princípios doutrinários do SUS, abordando os conceitos e distinções da igualdade e justiça com a equidade, além da integralidade, permitindo a todos um olhar integral livre de iniquidades na reflexão das temáticas dos quatro eixos e na compreensão universal do SUS em Santa Maria da Serra garantindo a prioridade de acesso e oferta das ações e serviços de saúde aos mais necessitados e em especial a aqueles que têm o SUS como única alternativa e saúde.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta