Prefeitura e Unimed são parceiros em ações de prevenção ao suicídio no Setembro Amarelo

População poderá acessar série de lives no 4º Fórum Setembro Amarelo – Novo Tempo, no Instagram da cooperativa


Com apoio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPs) da Secretaria Municipal de Saúde, a Unimed Piracicaba promove de 08 a 27/09, no canal oficial da Instituição no Instagram, o 4º Fórum Setembro Amarelo – Novo Tempo, com uma série de lives sobre comportamento e qualidade de vida. Os encontros contam com a participação de profissionais da área da saúde que atuam no SUS (Sistema Único de Saúde), na Cooperativa, além de parceiros.

Para abrir a temporada virtual conduzida pela jornalista Mara Ferraz, na quarta-feira (08/09), o presidente da Unimed Piracicaba, Carlos Joussef, dá as boas-vindas, seguido de um bate-papo com a psiquiatra Ana Paula Bechara e os psicólogos Marília Gabriela Motta e José Ravanelli Neto (CAPS II Bela Vista), que repercutem sobre fatores protetivos ao suicídio.

Segunda-feira, 13/09, é a vez de discutir sobre a diversidade de gêneros no contexto escolar, com os psicólogos Cláudia Marques Simões (Cedic e Ambulatório Trans) e Erica Berto. Já no dia 20/09, a resiliência é destaque na conversa com as psicólogas Ana Paula Conti Câmara (CAPS II Bela Vista) e Luciana Lima, e dia 27/09, encerramento do evento, o uso saudável dos canais virtuais ganha destaque na roda armada com os psicólogos Cristiane Florentino Alves Lima (CAPS Infantil) e Liliana Scatena.

Para o secretário de Saúde, Filemon Silvano, ações como esta colaboram para salvar vidas. “Os problemas gerados ao longo da pandemia fizeram com que mais pessoas procurassem atendimento psicológico na cidade. Debater sobre estas dificuldades e mostrar caminhos para superá-las é muito importante, por isso estamos juntos com a Unimed neste trabalho de prevenção”, destaca.

O presidente da Instituição, Carlos Joussef, lembra a importância e a desmistificação do tema. “Devemos nos voltar sempre para a prevenção. Escutar quem está em sofrimento e tentar intervir em questões que podem ser gatilho entre jovens e adultos ainda são os melhores suportes para salvar vidas. Falar sobre o assunto não apenas este mês setembro, mas o ano inteiro, é extremamente fundamental. A chave da prevenção está na comunicação e na instrução adequada para todas as pessoas”, finalizou.

OUTRAS AÇÕES
 – Além das lives, a Unimed Piracicaba promove, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, ação de valorização à vida no Terminal Central de Integração, com a entrega de mensagens motivadoras e sementes de girassol, no dia 18/09, das 9h às 12h. Está marcado, ainda, o plantio de girassol na sede Unimed Corpo e Mente, espaço exclusivo da Cooperativa voltado à saúde emocional. Beneficiários e colaboradores também contarão com atividades alusivas ao movimento Setembro Amarelo.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta