Vereador Isac Souza defende bicicleta como opção de transporte na cidade

Nesta segunda-feira, dia (18/03), o vereador de Piracicaba, Isac Souza (PTB) defendeu a introdução da bicicleta no modal de transporte da cidade.

“Há uma dificuldade natural, por conta de aclives e declives acentuados, mas existem diversas avenidas em que possamos ser contemplados”, disse o parlamentar, ao ocupar a tribuna da Câmara Municipal.

O parlamentar destacou a indicação 935/2019, em que pede a adesão do Município ao Programa Bicicleta Brail (PBB) e ao Plano Cicloviário do Estado de São Paulo. “Temos muito espaço para que ocorra um avanço deste tipo de transporte”, defendeu.

O vereador também citou a lei federal 13.724/2018, que cria cultura favorável ao deslocamento eficiente e saudável, focando na diminuição de emissão de poluentes e na conscientização quanto aos efeitos indesejáveis do automóvel.

No texto da indicação, o parlamentar lembra, com base em dados da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), que nos últimos três anos, a média de crescimento da frota de veículos em Piracicaba tem sido em torno de 3%.

Em 2017, a cidade tinha 304.339 veículos e, no ano passado, o número chegou a 313.525.

Levantamento do Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba) aponta que, mesmo com registro de queda nos últimos anos, o número de veículos por habitante continua acima de 2.

Em 2014, era 2,25; em 2015 (2,21); em 2016 (2,18); e em 2017 (2,14).

“A média percentual deve prevalecer em 2019”, aponta o vereador, ainda no texto da indicação.

O PBB apoia Estados e Municípios na construção de ciclovias, ciclofaixas e sistema cicloviarios urbanos, promove campanhas sobre os benefícios do uso da bicicleta e conscientiza a população sobre o uso conjunto e a circulação pelas vias municipais e interligações com as vias estaduais que adentram ao município.

O Plano Cicloviário do Estado de São Paulo disciplina a implementação de infraestrutura viária para o trânsito de bicicletas nas estradas de rodagem estaduais e promove a integração com o sistema intermunicipal de transportes.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta