Simespi faz a doação de 7 respiradores para Piracicaba

Simespi faz a doação de 7 respiradores para Piracicaba

Equipamentos serão distribuídos entre unidades de saúde da prefeitura e HFC

Hospitais e unidades públicas de saúde de Piracicaba ganharam reforço no tratamento a pacientes de Covid-19 com a doação de sete respiradores pelo Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba) e suas associadas. Seis equipamentos foram entregues oficialmente, nesta sexta (14), ao prefeito Luciano Almeida, na sede do Simespi, e um respirador, adquirido pela empresa associada CNH, foi doado ao HFC (Hospital dos Fornecedores de Cana), em ato com a presença do presidente do HFC Saúde, José Coral. Os equipamentos doados, adquiridos sob orientação técnica da Unimed Piracicaba, somam investimento de R$ 365.282,00.

A decisão de doar os respiradores foi tomada com o propósito de contribuir com a redução do impacto da crise causada pela pandemia do novo coronavírus na área da saúde. “O Simespi e suas associadas entendem que o agravamento dessa crise sanitária exige uma ação rápida. Os respiradores são equipamentos fundamentais no socorro e tratamento dos doentes de Covid-19. Por isso, a entidade definiu pela sua doação”, diz Euclides Libardi, presidente do Simespi.

O prefeito Luciano Almeida destaca que os respiradores chegaram num momento crítico e ajudaram a salvar vidas. “Na última quinta-feira (13), o sistema já estava entrando em colapso. A terceira onda que esperávamos por volta do dia 22 de maio, como consequência do Dia das Mães, se antecipou. Tínhamos mais de 20 pessoas aguardando um respirador nas unidades de saúde”, relata. Em virtude dessa urgência, a entrega dos equipamentos foi antecipada e, nesta sexta, o ato de entrega foi simbólico.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Filemon Silvano, os respiradores ajudaram chegaram em boa hora, dada a gravidade da situação e ao aumento da demanda. Os equipamentos, segundo ele, serão utilizados a UPA do Piracicamirim e na COT, onde os pacientes de Covid-19 estão sendo atendidos.

À tarde, o sétimo respirador, adquirido pela empresa CNH, foi entregue ao Hospital dos Fornecedores de Cana. “A doação deste equipamento é muito importante em meio a uma pandemia. Com mais equipamentos conseguimos atender mais pacientes e, consequentemente, salvar mais vidas”, diz o presidente do HFC Saúde, José Coral

Santa Casa também recebe equipamentos:

Além dos sete respiradores entregues esta semana como contribuição do setor industrial à saúde pública de Piracicaba e região, a Elring Klinger, também associada ao Simespi, já doou o mesmo equipamento à Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba, em abril passado.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta