Série de podcasts investiga a influência do Rio na cultura de Piracicaba

Série de podcasts investiga a influência do Rio na cultura de Piracicaba

Projeto cultural transita por temas como a música, o Salão de Humor e as tradições

A equipe do projeto cultural “Riverbeirar – Jornalismo Cultural Podcast” iniciou as pesquisas e as entrevistas para a realização da iniciativa, que reúne uma série de três podcasts, com cerca de 30 minutos cada, em que é investigada a relação do Rio Piracicaba com a cultura do município. O projeto é apoiado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc nº 14.017/2020, com realização do Governo Federal, Prefeitura de Piracicaba e Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo.

No primeiro episódio, será abordada a relação do Rio Piracicaba com as tradições, costumes e patrimônios imateriais do município. O segundo capítulo abordará o Salão Internacional de Humor e sua manutenção, como forma de arte contestadora, às margens do rio. No episódio final será tratada a influência do manancial à música local e a criação e difusão de grupos e artistas.

“O título ‘Riverbeirar’ usa o termo ‘River’ (rio, em inglês), já que o projeto tem como um de seus objetivos investigar a influência do Rio Piracicaba na cultura local e sem esquecer que há estrangeiros que fazem parte dela, o que justifica a grafia em inglês”, explica o proponente do projeto, Rafael Bitencourt.

“Já o termo ‘Beirar’, vem da ideia de reverberar as ações culturais junto ao público, muitas dessas ações que beiram o Rio Piracicaba, ao acontecer em suas margens, como no caso de importantes festividades”, diz Bitencourt.

Difundir a cultura: O projeto tem como objetivo fomentar e difundir a produção cultural piracicabana por meio da linguagem do áudio, além de reconhecer o trabalho dos artistas e incentivar a formação de público para as linguagens culturais locais. O acesso para o público será gratuito.

“Entendemos ser fundamental criar novas formas a partir das quais a cultura é levada ao público, gerando pertencimento e criando plateias. Estamos certos que o Podcast é uma ferramenta poderosa nesse sentido”, afirma o proponente.

Site e redes sociais: A iniciativa desenvolverá, ainda, um site em plataforma gratuita, que reunirá os podcasts, além de mais informações e notícias acerca da cultura piracicabana e a influência do Rio Piracicaba. Já foi criada uma página no Facebook para ajudar na difusão do conteúdo e reunir mais informações. Interessados já podem curtir a fan page: @riverbeirar.

Além disso, será cedido à célula MISP (Museu da Imagem e do Som de Piracicaba), CDs com os três Podcasts, que ficarão para a municipalidade, o que permitirá pesquisas futuras por parte de estudantes, comunicadores e demais pesquisadores acerca dos temas abordados.

Além de Rafael Bitencourt (jornalista e produtor cultural), a equipe do projeto é formada por Claudia Assencio (jornalista e educadora), Bruno Fernandes (educador e fotógrafo) e Mauricio Cury Júnior (músico e produtor musical).

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta