Semuttran implantará novo dispositivo para melhorar sinalização viária

Semuttran implantará novo dispositivo para melhorar sinalização viária

Pictogramas, desenhos de placas com limite de velocidade, serão instalados no asfalto, em pontos estratégicos

A partir da próxima semana, a Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) implantará pictogramas, que consistem em desenhos figurativos representando placas de trânsito de limite de velocidade, que serão colocados no pavimento asfáltico, principalmente em vias onde há grande circulação de pedestres. O objetivo é melhorar a segurança e reforçar ainda mais a velocidade permitida na via, pois os pictogramas são desenhos de fácil identificação à distância.

As primeiras vias que receberão a nova sinalização serão as avenidas Armando de Salles Oliveira, nos dois sentidos e próximo ao Terminal Central de Integração; Prof. Alberto Vollet Sachs, sentido centro-bairro e ruas Alberto Ramos e Tupã, próximo à Escola Maria de Lourdes Silva Viccino.

O projeto, que está sendo organizado pela equipe técnica do Departamento de Engenharia de Tráfego da Semuttran, segue a legislação do Código de Trânsito Brasileiro e faz parte de uma série de outras ações e projetos já realizados pela secretaria, tais como Linhas de Redução de Velocidade (LRV), campanhas sobre segurança de trânsito e fiscalização dos condutores realizada pelos agentes de trânsito.

“A sinalização é mais um importante dispositivo de segurança, visando induzir os condutores a respeitarem os limites de velocidade na via pública, trazendo, assim, mais segurança para veículos e principalmente pedestres que por ela circulam”, observa a secretária da Semuttran, Jane Franco Oliveira.

Jane solicitou ao Departamento de Engenharia de Tráfego estudos para seguir a tendência das medidas utilizadas em outros municípios e também outros países, que vêm implantando cada vez mais reforços de diretrizes para reduzir acidentes no trânsito. “Tais tendências seguem as normativas do Programa Rede Ruas Completas e alusão à 2ª Década de Ação pela Segurança no Trânsito, definida pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa reduzir 50% de óbitos no trânsito até 2030”, ressalta a secretária.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta