Semdettur ofereceu 1.718 vagas em cursos de requalificação em 2021

Semdettur ofereceu 1.718 vagas em cursos de requalificação em 2021

Demandas atendidas são da população, empresas e sindicatos


A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), já ofereceu 1.718 vagas em cursos de requalificação profissional em 2021, que atenderam às demandas vindas da população, empresas e de sindicatos.

Nos últimos cinco meses a Semdettur realizou parcerias com o Programa Estadual de Qualificação (PEQ/Governo do Estado de São Paulo), Convênio Prefeitura / Acipi, Senai, Unimep, Etec, Programa Seja Digital, Esalq, Secretaria Municipal de Educação, IFSP, PoliBrasil, Cerest, Onodera, Elring Klinger, Sebrae, Fundo Social, Via Rápida – Governo do Estado e Euroanglo.

Essas parcerias possibilitaram a oferta de cursos de jardinagem básica, porteiro e controlador de acesso, balconista de farmácia, auxiliar de logística, assistente contábil de crédito e cobrança, almoxarife e estoquista, noções básicas de mecânica automotiva, fundamentos de logística, lógica de programação, Excel básico, metrologia, atendimento telefônico, finanças pessoais, curso on-line de saúde, educação ambiental e segurança do trabalho, entre outros.

José Luís Guidotti Jr., titular da Semdettur, lembrou que existe um planejamento para todo o ano de 2021, desenhado de acordo com as demandas do município, que estão focadas e divididas da seguinte forma: Vocações da cidade – Hub ́s de inovação e aceleração de empreendedores e startups; demandas de empresas oriundas da população, considerando os desempregados, 1º emprego, PCD, Aprendizagem, Trabalho em Equipe (antigo Time do Emprego) e demandas para cenários futuros relacionadas a trabalho e renda, demanda dos MEIs (Microempreendedores Individuais) e da economia informal.

“O cenário não é linear e se apresenta altamente disruptivo, desta forma, temos trabalhado com um planejamento bastante orgânico e que se retroalimenta de acordo com novas demandas e cenários. Este formato nos dá mobilidade e será nossa base para os próximos anos”, frisou Guidotti Jr.

ÁREAS MAIS OFERTADAS -As funções hoje com deficit de mão de obra especializada em Piracicaba são mecânico de manutenção, soldadores MIG e TIG, caldeireiros e eletricistas de manutenção industrial. Para atender a essa demanda, estão sendo feitas parcerias com instituições de ensino especializadas na área.
A Semdettur também se prepara para ofertar cursos e qualificações para as áreas de tecnologia, cuidado, bem-estar e saúde mental. Pensando nos empreendedores, a instituição também pretende oferecer aporte para a área de alimentação (delivery) e para as pessoas quem trabalham com mídias sociais.

Guidotti Jr. destaca ainda a importância do papel do Conselho Municipal do Trabalho e Emprego, que reúne membros dos três setores: poder público, trabalhadores e patronal. O conselho tem por atribuição deliberar e definir ações acerca da Política Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, de forma que os cursos oferecidos pela Semdettur tem o aval do Conselho, que antes era chamado de Comissão Municipal de Emprego.
Atualmente a Semdettur tem parcerias firmadas com grandes instituições, como Sebrae, Senai, Senac, Pamonha de Ideias, Pecege, Unimep, Fumep, Esalq, Ciee, Instituto Formar, ETEC’s (Governo do estado de SP), entre outros.

QUALIFIQUE-SE: Os interessados em conhecer os cursos disponíveis podem acessar o link http://semtre.piracicaba.sp.gov.br/qualificacao/inscreva-se/.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta