Selam realiza 1º Seminário de Atividade Motora Adaptada em Piracicaba

Selam realiza 1º Seminário de Atividade Motora Adaptada em Piracicaba

Evento é direcionado a profissionais que trabalham com pessoas portadoras de deficiência

A prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), vai realizar o 1º Seminário de Atividade Motora Adaptada – Encontro de Profissionais de Educação Física. O evento, que é aberto ao público e direcionado aos profissionais da área que trabalham com pessoas com deficiência, será realizado no dia 7/12, das 14h00 às 17h00, no Ginásio de Esportes do Sesc Piracicaba (rua Ipiranga, 155, Centro). A atividade terá como tema Paradesporto: Panorama Atual e Perspectivas Futuras.

De acordo com o chefe da divisão de atividades motoras da Selam, Clevis Spada, o seminário tem como objetivo compreender o panorama atual do paradesporto e estimular reflexões sobre o futuro do esporte paralímpico em Piracicaba e região. “A ideia do evento é reunir os profissionais de educação física que lidam com pessoas com deficiência para conhecer melhor as demandas e também o cenário que eles enxergam como adequado. É o primeiro movimento que faremos nesse sentido”, afirmou.

O evento terá as palestras do professor Edison Duarte, titular no Departamento de Estudos de Atividade Física Adaptada na Faculdade de Educação Física da Unicamp, sobre a dificuldade na formação profissional para os agentes pedagógicos atenderem a pessoa com deficiência e quais seriam as possíveis soluções, e da professora Tatiane Jacusiel Miranda, mestre em educação física com experiência na área da atividade adaptada, que falará sobre a atuação do Comitê Paralímpico Internacional (COI) na promoção das políticas públicas para as pessoas com deficiência.

A atividade contará também com uma apresentação de Maurício Carvalho e Rafael Atkinson Carvalho, pai e filho respectivamente. Inspirada na frase “Chega uma hora em que é preciso parar de sonhar com um mundo melhor e começar a construí-lo”, do nadador Daniel Dias, dono de 27 medalhas nos Jogos Paralímpicos, a dupla propõe uma narrativa e abre espaço para uma conversa com a finalidade de desenvolver o senso de inclusão. O 1º Seminário de Atividade Motora Adaptada conta com o apoio do Sesc Piracicaba.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta