Sarau Sertanejo e Encontros de Viola Caipira, integram da programação para Idosos do Sesc Piracicaba

Nesta quarta (3/4), Sesc Piracicaba inicia as atividades deste mês de abril, destinadas para a terceira Idade queintegram o programa Trabalho Social com Idoso do Sesc SP. O programa oferece sempre atividades artísticas, físicas e sociais, com o intuito de refletir sobre o envelhecimento, desenvolver novas habilidades e estimular a integração com as demais gerações. As atividades são gratuitas e agrupadas em três conjuntos: Arte e Expressão,Corpo e Movimento e Sociedade e Cidadania.

Atividades que acontecerão em abril

Pesquisas comprovam que a saúde, mais do que genética, é consequência das escolhas e hábitos de vida. Portanto, conscientizar sobre a importância da prevenção e o autocuidado é fundamental para uma vida saudável e um envelhecimento ativo. Essa é a proposta da atividade Saúde do Homem – Qualidade de Vida com Rogério Costa,enfermeiro e coordenador do Comitê de Saúde nas Empresas do Programa Santa Casa de Misericórdia. Através demovimentos lentos e suaves que acalmam a mente, a arte marcial milenar chinesa conduz o praticante a experimentar a quietude e paz interior, beneficia o sistema esquelético, muscular, ativa o sistema circulatório e endócrino. Dia 3/4, quarta, às 14h e dia 6/4, sábado, às 10h, no Teatro da unidade.

 

Sarau sertanejo – Tradição do Sertão, com a dupla formada por pai e filho, Pedro & Pedrinho, presta tributo à “Moda de Viola Caipira”. Contam “causos” e lembram os compositores: João Pacífico, Raul Torres, José Fortuna, Tonico e Tinoco, além de realizarem releituras de sucessos: Brasil Caboclo, Couro de Boi, Cabocla Tereza, Moreninha Linda, Cana Verde, Cadeira de Balanço e Chico Mineiro. Dias 7/4, domingo, às 10h na comedoria da unidade.

 Viola Caipira – Encontros, acolhimento, iniciação, aprendizagem e troca de experiências, indo das noções básicas ao aperfeiçoamento, ampliando o repertório musical e cultural. Com Bruno Voigt, musicista e educadora musical.Dias 14, 21 e 28/4, domingos, às 10h, na Sala do Curumim da unidade. Para essa atividade é necessário que o participante traga sua viola. Mais Informações e inscrições no núcleo Trabalho Social com Idosos do (TSI).
Expressão e Gestos Corporais, atividade lúdica, sensorial, dinâmicas rítmicas, exercícios de coordenação, expressões e gestos corporais, jogos cognitivos e criativos, que utilizam o ritmo como ferramenta para expandir coordenação, cognição mental na melhora da memória e o equilíbrio. Com Rogéria Zago, educadora corporal. Todas as terças, às 14h, na Sala de Expressão Corporal.

 Roda de Prosa, momento de reflexão, troca de ideias para compartilhar assuntos, interesses comuns, conhecimentos diversos e divulgação das atividades para promover o encontro de novos e velhos amigos. Dia 24, quarta, às 14h, no Teatro da unidade.

 E comemorando o Dia Mundial da Saúde, o encontro Piquenique é Panc, onde os participantes compartilharão a identificação das PANC’s – Plantas Alimentícias não Convencionais, e da afetividade no ato de comer e cozinhar. Com a cientista de alimentos, Valéria GodoyDia 18/4, quinta, às 14h, na comedoria da unidade. Inscrições no núcleo Trabalho Social com Idosos (TSI) na unidade.

ABRIL | PROGRAMAÇÃO IDOSOS

Corpo e movimento

Saúde do Homem – Qualidade de Vida
Dia 3, quarta, 14h.

Dia 6, sábado, 10h.
Teatro. Grátis.

 Arte e expressão

Sarau sertanejo
O rio como cenário e inspiração; as manifestações artísticas e culturais, oficinas manuais e culinárias próprias do homem do campo são referências para exercício de valorização da memória e o diálogo constante entre o antigo e o novo. Encontros regados a contação de  causos, exibição de filmes, lançamentos de livros, shows musicais e danças típicas.

Tradição do Sertão
Dia 7, domingo, 10h.
Comedoria. Grátis. Livre.

SERVIÇO

 IDOSOS

O Trabalho Social com Idosos é um programa para pessoas acima de 60 anos. Informações sobre como participar podem ser obtidas no Núcleo do TSI pelo telefone (19) 3437-9245 ou pessoalmente no Sesc Piracicaba – Rua Ipiranga, 155 – de terça a sexta, das 13h15 às 21h45 e de sábado, domingo e feriado, das 9h30 às 17h45.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta