Santa Casa recebe doação do Fórum de Piracicaba

Santa Casa recebe doação do Fórum de Piracicaba

A Santa Casa de Piracicaba recebeu duas modernas mesas cirúrgicas em complemento ao arsenal tecnológico disponível no Centro Cirúrgico da Instituição. Os novos equipamentos custaram R$114 mil e foram adquiridos com a verba direcionada ao Hospital pelo Fórum de Piracicaba.

O provedor João Orlando Pavão revela que o Fórum tem sido um grande parceiro da Santa Casa desde 2005, quando foi instituída a Vara do Juizado Especial Cível e Criminal na cidade com a criação de uma conta judicial única para os depósitos de transações penais.

“São verbas provenientes do cumprimento pecuniário de penas alternativas de menor potencial ofensivo; a chamada prestação pecuniária, que é o pagamento em dinheiro (pecúnia) de um valor fixado em cada decisão judicial”, explicou Pavão.

Ele aproveitou para agradecer o juiz Ettore Geraldo Avolio, responsável pela inclusão da Santa Casa na relação de entidades beneficiadas pelas verbas. Segundo ele, além do Centro Cirúrgico, o apoio do Fórum permitiu ao Hospital adquirir diversos equipamentos para unidades como UTI Neonatal, UTI Adulto, Serviço de Urgência e para a Maternidade do Hospital.

“A Santa Casa é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos que tem direcionado 84% de seu atendimento ao Sistema Único de Saúde-SUS, beneficiando as populações de Piracicaba e de outras 25 cidades para as quais a Instituição é referência em assistência médico-hospitalar humanizada e de qualidade”, considerou o provedor.

Ele lembra que a pena pecuniária reforça o papel social do Poder Judiciário, ao permitir que ele contribua efetivamente para que entidades assistenciais da cidade  mantenham e ampliem os serviços que  prestam gratuitamente à comunidade.

Ao expor a importância da iniciativa a Enfª Denise Lautenschlaeger, Gestora do Cuidado na Santa Casa, lembrou que a Instituição realiza cerca de 50 cirurgias de média e alta complexidade todos os dias e que as modernas mesas são imprescindíveis a atuação das equipes multiprofissionais que estão à frente desses procedimentos.

“A avançada tecnologia e a qualidade dessas mesas cirúrgicas garante melhor posicionamento e menor tempo cirúrgico com melhor visibilidade da área a ser operada”, disse. Outra vantagem, segundo a gestora, é que as novas mesas são radio-transparentes, o que permite inclusive a realização de exames de Raio X durante a cirurgia.

Ela revela que a Santa Casa dispõem de 12 amplas salas cirúrgicas; a maioria equipadas com as modernas mesas cirúrgicas para a realização, por exemplo, de cirurgias cardíacas, neurológicas, ortopédicas e transplantes renais e de córneas, entre outros procedimentos.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta