Santa Casa Piracicaba realizou 1º Simpósio de Cirurgia Segura

Todas as 120 vagas que a Santa Casa de Piracicaba disponibilizou para o 1º Simpósio de Cirurgia Segura que aconteceu ontem, sexta-feira, (07/06), nas dependências do Hospital, foram preenchidas.

Foto: Divulgação Evento é organizado pela Central de Materiais e Esterilização, Centro Cirúrgico e Centro de Cirurgia Plástica da Santa Casa

O evento, organizado pela CME/Central de Materiais Estéreis, Centro Cirúrgico e Centro de Cirurgia Plástica da Santa Casa, atraiu funcionários, coordenadores, professores e estudantes das áreas de enfermagem e medicina. Eles representam a própria Santa Casa, a Escola Técnica/ETEC, a UNIMEP, a Faculdade Anhanguera, o Senac Piracicaba e a Faculdade de Medicina Anhembi/Morumbi.

A enfermeira Gisele Vilarinho, coordenadora do evento ao lado das enfermeiras Eliane Silva, Letícia Stelfe e Valéria Assiz, justifica a grande procura em virtude do aumento do número de procedimentos cirúrgicos  e da complexidade dos processos envolvidos nesta dinâmica. “O Simpósio é reflexo do compromisso da Santa Casa, que investe na melhora contínua da assistência cirúrgica e da segurança proporcionadas a seus pacientes”, afirma Gisele, lembrando que este é o perfil almejado por todos os serviços de saúde.   Ela revela que a Instituição realiza uma média de 800 cirurgias/mês, sendo 80% delas de média e alta complexidades. “Mas, para que o procedimento cirúrgico tenha início, há uma série de outros processos em curso e profissionais envolvidos, concedendo retaguarda e apoio multiprofissional às cirurgias”, disse.

“Os processos de trabalho com vistas à cirurgia segura são complexos, interdisciplinares e estabelecidos com forte dependência da atuação individual”, pontuou Gisele, citando as recomendações da Aliança Mundial para Segurança do Paciente, criada em 2004 pela  Organização Mundial da Saúde – OMS como Segundo Desafio Global para a Segurança do Paciente.

 

 

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta