Retomada as vistorias do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais em Piracicaba

Retomada as vistorias do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais em Piracicaba

Neste mês, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), retomou as vistorias nas propriedades que se inscreveram em 2020 para o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) Preservando o Futuro.

A secretária da Pasta, Nancy Thame, acompanhou, na semana passada, uma das vistorias no bairro Pau Queimado, junto à equipe técnica do programa.

Criado em 2017 e desde então coordenado pela Sema, o PSA é um sistema de remuneração a produtores rurais que atendem às práticas sustentáveis para preservação de suas propriedades com potencial para produção de água no município.

Por meio das vistorias, profissionais da Sema, Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) e Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba), avaliam as condições de conservação do solo, nascentes, matas ciliares, implementação do saneamento ambiental, entre outros.

Uma vez aprovado, o produtor recebe um valor correspondente ao atendimento dos critérios do programa. A renovação é anual e pode ser feita todo início de ano. Nesta primeira etapa são aceitos apenas os proprietários rurais com áreas localizadas na região das microbacias do ribeirão dos Marins, Congonhal, Tamandupá e Paredão Vermelho.

“Piracicaba dá exemplo com este programa, que tem como principal objetivo proteger e incentivar a conservação das águas dessas microbacias, com potencial para abastecer até 100 mil pessoas”, ressalta a secretária Nancy Thame.

Em 2020, foram 14 propriedades inscritas no Programa, e por conta da pandemia, as vistorias estão sendo realizadas neste início de ano. Os interessados em participar do Programa PSA em 2021 têm até o dia 30 de abril para se inscrever e protocolar a proposta e documentação na Sema (avenida Dr. Paulo de Moraes, 2.113, bairro Paulista). A listagem de documentos necessários pode ser acessada no site da Prefeitura Municipal (www.piracicaba.sp.gov.br), no link: Preservando o Futuro e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3437-4000.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta