Projetores de LED vão iluminar pinturas do muro do Cemitério da Saudade em Piracicaba

Projetores de LED vão iluminar pinturas do muro do Cemitério da Saudade em Piracicaba

A Prefeitura de Piracicaba iniciou a troca parcial da fiação e a substituição dos projetores da galeria de arte do muro do Cemitério da Saudade.

Os equipamentos foram danificados por atos de vandalismo e também sofreram com a ação do tempo.

O investimento total na obra, realizada em conjunto entre as secretarias municipais de Obras (Semob) e de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), teve investimento de R$ 5.489.

Além da substituição dos equipamentos, também foi trocada a tecnologia dos projetores, agora em LED, que economizam 60% de energia em relação aos anteriores, que eram de vapor metálico. Além da eficiência energética, eles também iluminam mais. Serão trocados, ao todo, 90 projetores.

Os novos projetores irão iluminar as mais de 90 pinturas criadas por cerca de 50 artistas que enfeitam o muro do Cemitério da Saudade em toda a extensão da avenida Independência. Elas fazem parte do projeto Colorindo a Saudade, realizado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural).

O projeto foi dividido em três etapas: Orla do Rio Piracicaba – Margem Direita; Anjos, Santos e Arcanjos e Patrimônios Culturais – de Corpo e Alma.

“As obras no muro do Cemitério da Saudade formam uma galeria a céu aberto, que pode ser contemplada por aqueles que passam pela avenida Independência, que tem grande movimento. É um respiro em meio à correria do dia a dia. A nova iluminação vai valorizar e dar ainda mais visibilidade ao trabalho desses artistas piracicabanos muito talentosos que participam do projeto”, ressalta a secretária da SemacTur, Rosângela Camolese.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta