Programa Ribeirão Limpo auxilia na preservação dos rios e afluentes de Piracicaba

Programa Ribeirão Limpo auxilia na preservação dos rios e afluentes de Piracicaba

Mais do que garantir a eficiência dos processos operacionais, uma das premissas adotadas pelas concessionárias da holding Aegea Saneamento, é adaptar sua estrutura de atendimento respeitando a cultura, tradições, costumes e os pontos turísticos, das cidades onde atua. Neste sentido, desde o início da operação da Mirante em Piracicaba, um dos compromissos assumidos é o de contribuir ativamente com a conservação dos corpos hídricos do município, em especial, o Rio Piracicaba, principal cartão-postal e objeto de adoração dos piracicabanos.

Na data em que celebramos o Dia Mundial da Água, a concessionária Mirante demonstra que esse cuidado vai ainda mais além, por meio das iniciativas e metodologias implementadas nos processos operacionais. Entre os programas instituídos pela empresa, desataca-se o Ribeirão Limpo, que atua diretamente na preservação dos afluentes.

Em vigência há quase dois anos, o programa consiste no monitoramento diário dos rios, córregos, afluentes do município, com o objetivo de identificar pontos de lançamentos clandestinos, supostas avarias no sistema de coleta de esgoto e, desta forma, executar os procedimentos necessários, de acordo com o diagnóstico obtido durante a vistoria. Até o momento, foram atendidas e solucionadas 372 intervenções no sistema.

Segundo o gerente de Engenharia e Operações, Rodrigo Leitão, os resultados obtidos neste período do programa, demonstram a efetividade dos processos implementados.

“Ao analisarmos os saldos registrados, notamos a importância dos processos para sanar as anormalidades detectadas em tempo menor e com qualidade superior ao processo antigo. Sem esse monitoramento diário, qualquer tipo de desestabilidade no sistema ao entorno desses locais, só seria notada em grandes proporções, além da comoção popular que ocorrências deste porte causam”, explica o gerente.

De acordo com a coordenadora de Serviços e Operações, Laís Fonseca Gomes, os objetivos do programa vão além dos operacionais. “Para nós, reconhecer que os procedimentos estão ajudando a garantir mais qualidade de vida a população local e preservação a fauna e flora do município é gratificante. Saber que de alguma forma, estamos ajudando a conservar um dos símbolos mais importantes do município” ressalta a coordenadora.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta