Prefeitura retira mais de 2,5& mil toneladas de resíduos dos Ecopontos

Prefeitura retira mais de 2,5& mil toneladas de resíduos dos Ecopontos

Limpeza de todos os espaços foi concluída pela Sedema no final de semana; caminhões realizaram 100 viagens


A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), concluiu o trabalho de limpeza dos sete ecopontos da cidade. Na semana passada, o Ecoponto do Jardim Oriente já tinha sido completamente limpo. Neste final de semana, a força-tarefa para a operação limpeza finalizou os trabalhos nos demais Ecopontos: Mário Dedini I e II, Monte Rey, Bosques do Lenheiro, Ártemis e Santo Antônio. No total, foram realizadas mais de 100 viagens de caminhão e cada uma retirou cerca de 25 toneladas de resíduos dos locais, totalizando cerca de 2,5 mil toneladas.

O montante de resíduos extraído dos Ecopontos teve dois destinos: os rejeitos foram encaminhados ao Ecoparque, enquanto os entulhos foram levados para empresas de reciclagem licenciadas.

“Este é um trabalho que iremos nos esforçar para fazer sempre, pois, assim, estamos atendendo às legislações ambientais e cumprindo um dever como gestores. É preciso oferecer serviços aos cidadãos e mudar o cenário que existia em Piracicaba”, disse o secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, Alex Gama Salvaia.

Salvaia ainda reforça que, a partir de agora, será iniciado um esforço para tornar os espaços de descarte de resíduos uma referência entre as cidades do interior do Estado.

A força-tarefa envolveu funcionários públicos e a empresa Piracicaba Ambiental, que cedeu caminhões para a retirada dos resíduos. Importante ressaltar que durante o processo de limpeza o atendimento não foi interrompido, com as pessoas continuando a depositar os resíduos no local normalmente.

Ecopontos são locais de entregas voluntárias de pequenos volumes de entulho até 1m3 por dia por usuário. A população pode dispor o material gratuitamente nesses locais em espaços devidamente identificado para cada tipo de resíduo. Podem ser descartados nos Ecopontos resíduos de construção civil e demolição, madeiras de demolição, de móveis desmontados, resíduos de podas de árvores e aparas de capinação.
Vale ressaltar que não é permitida a utilização dos Ecopontos por empresas.

Alguns Ecopontos do município têm sido alvo frequente de incêndios, causando prejuízos à população, aos cofres públicos, ao meio ambiente e mobilizando equipes da Sedema e guarnições do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil para o combate a essas ações.

PROJETO ECOPIRA – O projeto Ecopira, em implantação, prevê a iluminação e instalação de câmeras de segurança nos ecopontos, assim como a construção de platôs que facilitem acesso para descarga de resíduos pesados, a aquisição de um caminhão com sistema hidráulico com caçamba de 39 m³ e mais 14 caçambas de 39m³no sistema Roll On (as caçambas Roll On são transportadas por caminhões que movimentam a carga pelos seus próprios meios com mais rapidez e eficiência).
Com a implantação do novo modelo de gestão, o descarte acontece quando o usuário deposita seus resíduos diretamente em caçambas do sistema Roll On. Quando cheias, o conteúdo é removido num caminhão com sistema hidráulico, específico para este tipo de transporte, até o destino final.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta