Prefeitura restaura mais 17 obras do acervo da Pinacoteca Miguel Dutra de Piracicaba

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), concluiu o restauro de mais 17 obras que fazem parte do acervo da Pinacoteca Municipal Miguel Dutra.

Os quadros são na técnica óleo sobre tela, de nomes como Olavo Ferreira da Silva, Hugo José Benedetti, Manoel Martho, Omar Pellegatta, Irngard Longman, Egas Francisco e Eduardo Grosso, entre outros. O investimento foi de R$ 68.469,30.

A recuperação foi feita pelo Paiva e Moreira Estúdio de Conservação e Restauro, com sede na cidade de São Paulo. A primeira etapa dos trabalhos teve início em abril e a conclusão ocorreu em outubro.

“Esse trabalho demonstra a preocupação do poder público em preservar as obras que fazem parte do rico acervo da Pinacoteca Miguel Dutra. Temos aqui nomes importantes no cenário nacional e mundial que integram o patrimônio do município e enriquecem sua cultura, sua história e sua memória”, avalia a secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese.

De acordo com o diretor da Pinacoteca, Eduardo Borges de Araújo, as telas datam das décadas de 1950, 1960, 1970 e 1980.

“A escolha dessas obras em meio ao acervo se deu por conta do estado em que elas se encontravam. Muitos artistas, quando pintam seus quadros, não se preocupam com a qualidade do material que utilizam e elas, mesmo em condições ideais de armazenamento, acabam se deteriorando”, explica.

“Os principais problemas nas telas foram perda de massa pictórica, craquelamento e fungos. Também foram trocados chassi e moldura e consertados rasgos em algumas peças”, destaca Everson Bonazzi, responsável pela conservação da reserva técnica da Pinacoteca.

No ano passado, 41 obras em suporte de papel, entre elas gravuras, desenhos, aquarelas e pinturas, das décadas de 1960 e 1970, também passaram por restauro e voltaram à reserva técnica em setembro do mesmo ano.

A Pinacoteca Municipal Miguel Dutra tem uma reserva técnica onde estão armazenados cerca de 750 trabalhos que compõem o acervo. No início de 2014, foram adquiridos pela Prefeitura itens como desumidificador, aparelho termo-higrômetro, ar-condicionado, além de duas mapotecas. O espaço também passou por limpeza nos equipamentos (trainéis) e descupinização total do ambiente.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta