Prefeitura cria canal online para agendamento de castração de cães e gatos

Prefeitura cria canal online para agendamento de castração de cães e gatos


A partir de amanhã agenda estará aberta em aba no site da Prefeitura


A partir de amanhã, sexta-feira, 03/12, às 10 horas, a Prefeitura disponibilizará à população um novo sistema, que permite o agendamento de castrações de cães e gatos de forma online. A ação integra o Programa de Bem-Estar Animal, desenvolvido pelas secretarias municipais de Saúde e de Defesa do Meio Ambiente. A apresentação do Agendamento de Serviços de Proteção Animal (Aspa), desenvolvido pelo Centro de Informática da Prefeitura (CI), aconteceu na manhã de hoje, 02/12, para os secretários Filemon Silvano, da Saúde, Alex Gama Salvaia, da Sedema, e equipes das duas secretarias, além da vereadora e protetora de animais Alessandra Bellucci.
O novo sistema permite que o cidadão realize agendamentos via internet, sem a necessidade de ligar ou comparecer a qualquer Unidade de Saúde, método utilizado até o último mês. A partir desta sexta-feira (03/12), o cidadão interessado só precisa acessar o site https://aspa.piracicaba.sp.gov.br, e ver a disponibilidade de horários. Também será possível acessar o canal online de agendamento pelo portal da Prefeitura – www.piracicababa.sp.gov.br –, clicando na aba Agendamento de Castração, na página principal.
De acordo com Bruno Saracene dos Santos, diretor do Centro de Informática, o novo modelo mostra avanço dos serviços prestados pela Prefeitura. “Assim como o sistema de agendamento da vacinação contra a Covid-19, o agendamento da castração animal pelo sistema ASPA (Agendamento de Serviços de Proteção Animal) representará um passo importante na evolução dos serviços de saúde para o município de Piracicaba, tornando o processo mais rápido e transparente para todos”.
Conforme lembraram os representantes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Cristhiano de Queiroz Varella e Ételcles Mendes, que representaram a superintendente Aline Marangoni e o encarregado José Fernando Soares, responsáveis técnicos pelas informações disponibilizadas no novo site, para agendar o procedimento é necessário realizar um breve cadastro da pessoa responsável, que deve ser maior de idade e morador da cidade. “Os dados do animal também são necessários, lembrando que a cirurgia não é realizada em animais com mais de 7 anos ou cães braquicefálicos, como shih tzu, lhasa apso, boxer, gato persa, entre outros. É permitido realizar até dois agendamentos dentro de um período de 30 dias. Caso não tenha agendamentos disponíveis, o cidadão pode realizar um pré-cadastro, para um futuro agendamento”, reforçou Cristhiano.
Filemon Silvano lembrou que o site tem como objetivo diminuir a incidência de faltas. “Este novo serviço contribui na promoção de igualdade no atendimento à população, além da facilidade para as pessoas que não conseguem se deslocar de casa até uma unidade de saúde para realizar o agendamento, que pode ser feito por computador, tablet ou celular. No portal também estão todas as orientações para o procedimento, do cadastro até as regras para que a castração aconteça sem maiores problemas”, disse o secretário de Saúde.
Alex Salvaia destacou a agilidade do processo. “Acreditamos que agora será mais fácil otimizar a realização das castrações. Nossa capacidade é de 150 castrações por semana, o que dá uma média de 30 por dia. Lembrando que para o agendamento inicial teremos datas para as próximas duas semanas e, a partir da semana que vem, a abertura de vagas acontece semanalmente”, completou o responsável pela Sedema.

PASSO A PASSO – Para ter acesso ao agendamento, o usuário/tutor deve primeiramente fazer o seu cadastro online informando nome completo, data de nascimento, endereço atual, CPF, número da matrícula do cartão SUS (azul), número de celular e, por fim, criar um login e senha. Com isso feito, é preciso fazer o registro do seu pet informando o nome, espécie, raça, sexo e se é adulto ou filhote. Depois, é só acessar a aba de agendamento e escolher o dia e horário disponível para a castração, lembrando que cada tutor pode agendar apenas dois pets para castração a cada período de 30 dias, porém ele pode registrar em seu perfil todos os animais que tem em casa.
Em caso de dúvida, a equipe do CCZ está disponível para esclarecimentos por meio dos telefones (19) 3427-2721 e 3427-2270, de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h, e aos sábados, das 7h às 12h. O Canil e Gatil Municipal do CCZ fica à rua dos Mandis, s/n, no Jardim Parque Jupiá.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta