Prefeitura conclui revitalização da praça de Ártemis

Prefeitura conclui revitalização da praça de Ártemis

Entre os serviços executados estão o assentamento de piso intertravado e a nova iluminação em LED

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), concluiu a revitalização da praça João Alfredo, localizada na avenida Fioravante Cenedese com rua Quinze de Novembro, em frente à antiga Estação da Sorocabana, em Ártemis.

A obra de revitalização contou com serviços como assentamento de piso intertravado, nova iluminação com LED, cinco rampas de acesso, sendo duas nas calçadas da rua Manoel Detoni, uma na calçada (da praça) da rua Quinze de Novembro e duas nas calçadas da rua Aristides Berreta.

Os mobiliários urbanos, luminárias, papeleiras e bancos também foram substituídos. O projeto ainda contemplou pintura externa do balneário e da caixa d’água, além do reparo do portão de acesso.

A remodelação da praça de Ártemis foi realizada com recursos do Governo do Estado de São Paulo, conseguidos pelo deputado Alex Madureira, com intermediação do vereador Josef Borges. O investimento foi de R$ 99.970,94 e a obra foi executada pela empresa TGM.

ADOTADA – A praça João Alfredo foi adotada pela empresa Aroeira Paisagismo e Reflorestamento, que cuidará da manutenção dos jardins, a partir de agora, por meio do programa Adote uma Área, estabelecido por meio do Decreto nº 17.742/2019.

A Aroeira atua há 10 anos na área de paisagismo e reflorestamento em Piracicaba e região. Todos os trâmites foram concluídos e o projeto foi aprovado pela Comissão de Adoção Pública da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema).

HISTÓRIA – De acordo com a publicação Piracicaba em Traços e Cores Atuais, com organização e texto do arquiteto e diretor do Departamento de Patrimônio Histórico, Marcelo Cachioni, do Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba), o prédio da Estação de Ferro Sorocabana, em Ártemis, emoldurado pela praça João Alfredo, tem estilo arquitetônico eclético. Chamado de ramal de João Alfredo, em homenagem ao senador João Alfredo Corrêa de Oliveira, autor do projeto da Lei Áurea, foi construído para ligar a Estação de Ferro Ituana à navegação fluvial recém-adquirida em 1886, na estação-porto de João Alfredo, que em 1945, passou a se chamar Ártemis.

Na beira do rio Piracicaba existia outro prédio, que servia para o embarque de cargas e passageiros nos barcos da navegação fluvial como ponto inicial da navegação no rio Piracicaba, feita pela Ituana no fim do século 19. A Estação de Porto João Alfredo foi inaugurada em 1887 como ponta de um ramal que saía de um ponto logo após a estação de Piracicaba.Por conta da beleza do local e da viabilidade de acesso, passou a servir como ponto de passeio para o povo piracicabano. A E.F. Ituana foi incorporada à E.F. Sorocabana em 1892, com a formação da Cia. União Sorocabana e Ytuana (CUSY), que passou a se denominar Sorocabana Railway, em 1907, e Estrada de Ferro Sorocabana, em 1919. Em 1948 o prédio da Estação de Ártemis passou por uma reforma que lhe suprimiu o segundo pavimento central. Na década de 1950 a navegação fluvial foi encerrada e o ramal foi retirado.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta