Prefeito assina contrato para implantação do projeto Ecopira, novo sistema de gestão de ecopontos

Prefeito assina contrato para implantação do projeto Ecopira, novo sistema de gestão de ecopontos

Projeto prevê readequação da iluminação e instalação de câmeras em todos os ecopontos, e sistema hidráulico com caçambas em dois deles

O prefeito Luciano Almeida assinou contrato para a execução do projeto Ecopira, que vai modernizar o sistema de gestão de resíduos nos ecopontos de Piracicaba. A iniciativa é uma das principais ações de planejamento estratégico da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema). O projeto foi aprovado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima) e pelo Fecop (Fundo Estadual de Prevenção e Controle de Poluição). Os recursos, no valor de R$ 1.050 milhão, virão por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Roberto Morais.

O projeto prevê readequação da iluminação, instalação de câmeras de segurança nos ecopontos do Jardim Oriente, Santo Antônio, Mário Dedini I e II, Monte Rey, Bosques do Lenheiro e Artemis.

Também serão construídos platôs, que facilitam o acesso para descarga de resíduos pesados, e adquiridas caçambas de 39m3. Para o funcionamento do sistema de platôs e caçambas, está incluso no projeto um caminhão com sistema hidráulico para esse tipo de caçamba. Esse sistema estará nos ecopontos do Jardim Oriente e Santo Antônio.

Hoje, os resíduos sólidos são depositados nos ecopontos em pilhas, direto no solo, onde permanecem até recolhimento e transporte para área de disposição final. De acordo com o secretário de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Alex Gama Salvaia, o novo modelo, além de contribuir para a estética e organização dos ecopontos, também evitará problemas como atos de vandalismo e incêndios criminosos, que hoje têm os ecopontos como alvo, devido ao acúmulo de materiais.

“Com a implantação do novo modelo de gestão, a logística do processo ficará mais ágil, já que o usuário deposita seus resíduos diretamente em caçambas do sistema Roll On. Quando cheias, o conteúdo é removido num caminhão com sistema hidráulico, específico para este tipo de transporte, até o destino final.

ENTENDA – Os ecopontos são equipamentos destinados à entrega voluntária de pequenos volumes de resíduos sólidos (até 1m³) por pessoa/dia. Eles estão preparados para receber resíduos da construção civil, poda de árvores, além de papelão, papéis, metal e plástico. Em Piracicaba existem 7 Ecopontos ativos, distribuídos nos bairros Mário Dedini I e II, Monte Rey, Bosque dos Lenheiros, Jardim Oriente, Ártemis e Santo Antonio.Ocultar histórico de mensagens

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta