Por proposta de Bandeira Câmara aprova Moção por instalação de Rede Lucy Montoro em Piracicaba

Na noite desta segunda-feira, dia 20, durante a 29ª reunião ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, foi aprovada a Moção de Apelo nº 85/2019, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB).

Por meio da propositura, o parlamentar pede ao governador do Estado de São Paulo, João Dória, para a secretária estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Célia Leão e ao secretário estadual de saúde, José Henrique Germann Ferreira para que autorizem a instalação de uma unidade da Rede de Reabilitação Lucy Montoro no município de Piracicaba.

Segundo Bandeira, a intenção era aproveitar provável visita de Dória à Piracicaba, nesta quinta-feira (dia 23), quando foi inaugurado o Hospital Ilumina.

Bandeira destaca que em abril deste ano se reuniu com a secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, e com a senadora Mara Gabrilli, com o objetivo de analisar tratativas para a implantação da Rede em Piracicaba.

Foto: Divulgação

“Esta é nossa terceira solicitação ao Governo do Estado de São Paulo para que a Rede de Reabilitação Lucy Montoro seja instalada na cidade. Precisamos urgentemente dessa unidade aqui”, declarou.

“Tenho certeza que, o quanto antes possível, a teremos instalada em Piracicab”, completou.

A Rede de Reabilitação Lucy Montoro tem como objetivo proporcionar o melhor e mais avançados tratamentos de reabilitação para pacientes com deficiências físicas incapacitantes, motoras e sensório-motoras.

Realiza programas de reabilitação específicos, de acordo com as características de cada paciente. Os tratamentos são realizados por equipes multidisciplinares, composta por profissionais especializados em reabilitação, entre médicos fisiatras, enfermeiras, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, educadores físicos e fonoaudiólogos.

Atualmente, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro conta com unidades em funcionamento em todo o Estado e realiza mais de 100 mil atendimentos por mês em Campinas, Clínicas, Fernandópolis, Lapa, Marília, Mogi Mirim, Morumbi, Pariquera-Açu, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Umarizal e Vila Mariana.

Desde 2009, a Rede conta com a Unidade Móvel. Com o objetivo de atender as demandas mais urgentes de fornecimento de órteses, próteses, cadeiras de rodas e meios auxiliares de locomoção em todo o Estado, atendeu mais de 2.000 pacientes e forneceu mais de 4.000 equipamentos.

No texto do requerimento, Bandeira citou que, segundo os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no Censo de 2010, Piracicaba tinha 75.217 pessoas com algum tipo de deficiência, ou seja, 55.508 deficientes visuais, 22.456 com deficiência motora, 16.937 deficientes auditivos e 4.333 deficientes intelectuais.

“É um número considerável, já que Piracicaba conta com aproximadamente 400 mil habitantes, e mais de 1,5 milhão somando a população dos 27 municípios que serão atendidos pelo Hospital Regional de Piracicaba”, disse.

O vereador também lembra, no texto da moção, que Piracicaba inaugurou o Hospital Regional, que atende 27 cidades da região do Aglomerado Urbano e da DRS-X: Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Corumbataí, Cordeirópolis, Elias Fausto, Engenheiro Coelho, Ipeúna, Iracemápolis, Itirapina, Laranjal Paulista, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Pirassununga, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro, “diante disso, vemos a possibilidade da Rede de Reabilitação Lucy Montoro ser instalada junto a este hospital”, reforçou o parlamentar.

Os vereadores Ary de Camargo Pedroso Jr. (SD) e Ronaldo Moschini (CID), ambos médicos, endossaram o pronunciamento de André Bandeira, ao seu pronunciarem sobre a importância da Rede.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta