Piracicaba participa do Dia V para aplicação da 2ª dose da vacina contra Covid-19

Pessoas em atraso poderão receber a 2ª dose no CRAB Vila Rezende


A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai aderir ao Dia V para aplicação da 2ª dose da vacina contra Covid-19 neste sábado, 02/10. No município, aqueles que estão em atraso para tomar a 2ª dose da CoronaVac/Butantan e da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz poderão ir até o CRAB Vila Rezende, das 8h às 15h, sem agendamento, ação que já ocorre há quatro meses. Além disso, haverá aplicação de aproximadamente 4.700 segundas doses por meio de agendamento no site VacinaPira em sete unidades de saúde e no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas.

A Saúde informa que já podem fazer o agendamento da 2ª dose no site VacinaPira as pessoas que tomaram a 1ª dose da vacina CoronaVac/Butantan até 17/09, da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz até 16/07 e da Pfizer até 11/08. Para agendar, o sistema calcula a data em que a pessoa deve receber a 2ª dose exatamente no prazo. Ou seja, nem todas as vagas já disponíveis são para aplicação neste sábado.

O secretário de Saúde Filemon Silvano lembra que é essencial que a população não se esqueça de tomar a 2ª dose, uma vez que é de suma importância para o combate à pandemia. Piracicaba, até hoje, 30/09, já aplicou mais de 565 mil doses da vacina contra Covid-19. De acordo com o Vacinômetro do Governo do Estado, são 323.430 primeiras doses, que representam 78,8% da população, e 241.887 segundas doses e doses únicas, que representam 58,9%. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Piracicaba tem 410.275 habitantes.

“Já conseguimos ver, com certeza, os reflexos da vacinação com a 2ª dose em Piracicaba. Nossos índices estão melhorando e, por isso, já conseguimos retomar vários setores que foram castigados pela pandemia. Hoje, ainda, é o quarto dia consecutivo que não registramos óbito por Covid-19. Isso é uma vitória que devemos celebrar nos vacinando. Nossa ocupação de leitos de UTI-SUS está em 22% e de UTI-Privado, em 25%, o que já é bom. Mas queremos não precisar mais desses leitos reservados. Queremos vencer a pandemia e falta pouco”, enfatiza Filemon.

“Nosso município está vivendo os reflexos da vacinação com 57% da população vacinada com a 2ª dose ou dose única. Hoje, 28/09, por exemplo, estamos com 20% de ocupação dos leitos de UTI-SUS e 25% dos leitos de UTI-Particular. Para continuarmos vendo melhora nesses índices, é essencial continuarmos essa campanha com aplicação da dose adicional nos nossos idosos”, reforça Filemon Silvano.

Atraso: Estar em atraso para tomar a 2ª dose da vacina CoronaVac/Butantan significa ter recebido a 1ª dose há mais de 28 dias; já em relação à vacina AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, há mais de 12 semanas.

Dose adicional: Neste sábado, 02/10, ainda terá outro marco da vacinação contra Covid-19 no município. As equipes da Secretaria Municipal de Saúde iniciam a aplicação da dose adicional (dose de reforço) nos idosos residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (lares de idosos) que tomaram a 2ª dose há, pelo menos, seis meses. “Essa é mais uma etapa visando garantir mais proteção aos nossos idosos, população mais vulnerável ao coronavírus e suas variantes”, enfatiza Filemon.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta