Piracicaba participa de competição internacional com projeto sobre habitação

O projeto piracicabano foi produzido com base em estudos de cruzamento de dados quantitativos e qualitativos da Emdhap, Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), Ipplap, Defesa Civil, Guarda Civil e ativistas comunitários, além de entrevistas com núcleos de habitação, além de registro fotográfico aéreo. De acordo com Daniel Rosenthal, foram 45 dias de levantamento de informações, pesquisas e, principalmente, exercícios para buscar soluções inovadoras.
A execução do projeto deverá ser orquestrada por meio de uma força-tarefa integrada e multidisciplinar, com a participação ativa da Prefeitura com todas as secretarias e autarquias, Governo Estadual e Federal, Câmara de Vereadores, Defensoria e Promotoria Pública, ativistas comunitários e a sociedade como um todo, em especial os moradores desses núcleos habitacionais.
Rosenthal conta que o objetivo é atacar a causa e não apenas o problema das habitações irregulares. Desta forma, é fundamental conhecer em detalhes cada núcleo. Para isso, o projeto propõe a criação de um Programa de Qualificação de Assentamentos, com objetivo de coletar mais dados – além dos que já foram colhidos no levantamento inicial – para disponibilizar um aplicativo com conexão direta com os moradores dessas comunidades para levar esclarecimento, orientação e agilidade na solução dos problemas.
Também está previsto no projeto um plano de apoio social, capacitação profissional, trabalho e renda, além de informações e orientações oficiais baseadas nas leis vigentes sobre as regularizações fundiárias.
Tendo em vista a relevância do tema e a necessidade de ações nesse sentido, a Prefeitura atua ainda para buscar mais verbas para colocar em prática novas soluções para problemas habitacionais junto às esferas estadual e federal.
Para mais informações sobre o Global Mayors Challenge, acesse: https://bloombergcities.jhu.edu/mayors-challenge

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta