Piracicaba é pelo 4º ano a melhor em saneamento segundo Ranking da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental

Piracicaba é pelo 4º ano a melhor em saneamento segundo Ranking da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental

Pelo 4º ano consecutivo, Piracicaba ficou em 1º lugar no Ranking Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) da Universalização do Saneamento. O município alcançou nota máxima, 500 pontos em cinco serviços avaliados na área. O estudo contemplou informações oficiais de 1.875 municípios, onde vivem 70% da população brasileira.

O ranking avalia o percentual de pessoas atendidas pelos serviços de abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, coleta de resíduos sólidos e destinação adequada de resíduos sólidos. Com esses dados, é possível apurar os impactos que a ausência ou precariedade do saneamento básico podem causar na saúde da população.

Os municípios são divididos em duas faixas populacionais: pequeno e médio porte (até 100 mil habitantes) e grande porte (acima de 100 mil), o que torna a comparação mais equilibrada. Entre os 1.857 municípios, 40 são de grande porte, classificados como Rumo à Universalização – onde Piracicaba se encaixa – com pontuação superior a 489 e total de 500 pontos. Piracicaba alcançou 500 pontos em 2017; em 2018 (ao lado de São Caetano do Sul); em 2019 (com Rio Claro e São Caetano do Sul) e agora, em 2020 (com Rio Claro e São Caetano do Sul).

O Ranking Abes mostra que na Região Metropolitana de Campinas, além de Piracicaba, outras 3 cidades se destacam pelos bons serviços prestados na área de saneamento básico. São elas: Rio Claro (500 pontos), Hortolândia (499,9 pontos) e Paulínia (499,9 pontos)

“O resultado do Ranking Abes reflete o trabalho da Administração, por meio de várias secretarias, e do Semae, no tratamento da água e do esgoto e na destinação correta dos resíduos. Conseguimos essa pontuação máxima com investimentos em ETAs e ETES e por meio de PPPs (Parcerias Público Privadas). O estudo é muito importante para traçar um panorama do saneamento básico, que está ligado diretamente à saúde da população”, avalia o prefeito Barjas Negri.

“Lideramos o ranking por mais um ano consecutivo e somos destaque em saneamento básico. Esse destaque é resultado do empenho e compromisso dos nossos servidores, que não poupam esforços para executar suas respectivas tarefas”, ressalta José Rubens Françoso, presidente do Semae.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta