Pessoas em situação de rua participaram de atividades ligadas ao lazer, à cultura e à saúde na ação social Comitê Pop Rua

Pessoas em situação de rua participaram de atividades ligadas ao lazer, à cultura e à saúde na ação social Comitê Pop Rua

Pelo menos 40 pessoas em situação de rua participaram ontem, (16/12), no Complexo Esportivo do Jardim Prezotto, de ação social realizada pelo Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População de Rua – Comitê Pop Rua. O evento intitulado Natal Solidário uniu atividades de lazer, saúde e cultura, com o objetivo de aproximar os membros do comitê das pessoas em situação de rua para a promoção de articulações intersetoriais.

No local foram realizados atendimentos da assistência social oferecidos pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), da Secretaria Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), corte de cabelo oferecido pelo Centro de Artes e Ofícios (Caof) e pela ABTEC Cursos, customização de necessaire, atividades esportivas pela Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam); atendimento de prevenção à saúde realizado pelo Consultório na Rua, da Secretaria de Saúde; testes e orientações realizadas pela Equipe Prevenção na Quebrada, Não Viralize a Ignorância, da ONG CAPHIV (Centro de Apoio aos Portadores do Vírus HIV/Aids e Hepatites Virais); além do café da manhã oferecido pela Smads e almoço pela lanchonete do Betão.

Entre os participantes da ação, Alberto Kenned de Souza, 52 anos, que está em Piracicaba de passagem, aproveitou para receber orientações de prevenção em saúde e mais uma dose da vacina contra a Covid-19. Em situação de rua há alguns anos, transita pelas cidades recebendo atendimento. “Tenho gratidão por, apesar de ser mais um nas ruas, poder contar com serviços que me ajudam a recuperar a cidadania e autoestima. É um processo difícil e poucos entendem”, ressaltou.

Natural de Piracicaba, Kátia Brito, 25, em situação de rua há quatro anos, falou sobre a importância dos serviços da Smads na vida dos usuários. “Recebo atendimento na Casa de Passagem Vida Nova. Lá, participo de atividades que me ajudam a pensar em sair dessa situação, além de ter um lugar para me alimentar, tomar banho e pernoitar”, contou.

Euclidia Fioravante, secretária municipal da Assistência e Desenvolvimento Social, explica que a ação foi realizada para dar início no planejamento do Comitê, de construir políticas públicas efetivas relacionadas à população em situação de rua.

“Este contato foi muito positivo. Ele nos possibilitou observar o quanto essas pessoas necessitam de um apoio para sair da situação em que se encontram, e o quanto este problema é de toda a sociedade. Com isso, teremos uma motivação ainda maior para desenvolver outras ações que contribuam com a população em situação de rua”, ressaltou Vanderlei Jangrossi, presidente do Comitê Pop Rua.

A ação social Natal Solidário também contou com o apoio de profissionais da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), do Núcleo de Acolhimento Novos Caminhos, Secretaria de Educação, Guarda Civil, Sindicato dos Bancários, Anjos da Madrugada e Associação Eu Tô na Fé.

Comitê Pop Rua: Criado por meio do decreto municipal 18.662/21, é composto por oito membros da sociedade civil (representantes de movimentos sociais, organizações da assistência social e saúde, associações comercial, industrial e de serviços, lideranças religiosas, pessoas em situação de rua) e oito membros do poder público (representantes da Assistência Social, Governo, Saúde, Educação, Meio Ambiente (Sedema), Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), Habitação (Emdhap) e Guarda Civil).

Suas atribuições incluem a elaboração do Plano Municipal da Política para a População em Situação de Rua, bem como seu monitoramento, avaliação e divulgação; articulação intersetorial de programas, ações e serviços voltados a este público, que garantam o acesso amplo a esses serviços e programas.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta