Pesquisa do Sincomercio aponta crescimento de 124,6 pontos no Índice de Confiança do Consumidor Piracicabano

O Índice de Confiança do Consumidor Piracicabano (ICC), apurado mensalmente pelo Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba (Sincomércio Piracicaba), subiu 0,9% em outubro, na comparação com setembro e, 20,7% em relação a outubro/17, totalizando 124,6 pontos. Esse nível do ICC reflete otimismo do consumidor piracicabano. A pontuação varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).

De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), por mais que o indicador esteja impulsionado pelo maior otimismo dos consumidores em relação ao futuro (IEC>ICEA), em outubro, chama atenção o crescimento de 2% na avaliação em relação às condições atuais. Neste sentido, a queda recente do desemprego e inflação ainda baixa trazem maior confiança às famílias. “Na comparação com o ano passado, a evolução é ainda mais evidente apesar das incertezas políticas”, explica o presidente do Sincomércio Piracicaba, Itacir Nozella.

O Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) teve alta de 2% no mês e de 41,8% na comparação com outubro/17, chegando a 111,8 pontos.  Já o Índice de Expectativas do Consumidor (IEC) permaneceu praticamente estável (+0,3%) no mês e subiu 11,4% no ano, chegando a 133,2 pontos.

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