Papa Francisco nomeia novo bispo para Diocese de Piracicaba

Papa Francisco nomeia novo bispo para Diocese de Piracicaba

Dom Devair Araújo da Fonseca é o novo bispo da Diocese de Piracicaba, nomeado pelo Papa Francisco.

O atual bispo, dom Fernando Mason, ficou por 16 anos na Diocese de Piracicaba e ao completar 75 anos de idade, renunciou, se aposentando da função, passando a ser BispoEmérito.

Atualmente, Dom Devair Araújo da Fonseca é bispo titular de Uzali, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e vigário episcopal da região Brasilândia. Sua posse na Diocese de Piracicaba está programada para p dia 16 de janeiro de 2021, às 9h30, em um local que ainda vai ser definido.

O novo bispo nasceu em 01 de fevereiro de 1968, em Franca, interior de São Paulo e cursou o ensino superior em Processamento de Dados na Universidade de Franca (1987 – 1991).

Em 1992, entrou para o Seminário Maior “Nossa Senhora do Patrocínio”, cursou Filosofia no Instituto Agostiniano de Filosofia (1992 – 1994) e Teologia no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (1995 – 1998).

Foi ordenado sacerdote em 1998 e em 2020 se tornou mestre em Teologia Dogmática pela Pontifici Universidade Gregoriana, em Roma.

Depois de suas atividades como sacerdote, foi professor do Instituto de Filosofia e Teologia “Nossa Senhora do Carmo”, da diocese de Jaboticabal do Instituto de Teologia João XXIII de Franca e do Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (CEARP).

Também, secretário e depois presidente da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil no Estado de São Paulo (Osib Sul 1) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Em 2014, então, foi nomeado bispo titular de Uzali e auxiliar de São Paulo, e recebeu a ordenação episcopal em 2015.

Na Arquidiocese Metropolitana de São Paulo, foi vigário episcopal para a Região Episcopal Brasilândia.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta