Manufatura aditiva é destaque na Jornada de Produção da EEP

Manufatura aditiva é destaque na Jornada de Produção da EEP

Como resultado dos trabalhos apresentados, vamos lançar a publicação intitulada ‘Engenharia de Produção: Estudos de Casos’

A EEP- Escola de Engenharia de Piracicaba promove mais uma edição de sua Jornada de Engenharia de Produção, a partir das 19h30 desta quinta-feira, 25, pelo www.eep.br/jornada-producao, comemorando o êxito de manter cinco edições consecutivas do evento com atividades inclusive durante a pandemia, quando as ações passaram para o campo virtual.

Em destaque, os “Novos Rumos da Fabricação de Componentes: Manufatura Aditiva”, com Cristine Ulbrich, Pós-DOC, doutora e mestre em Engenharia Mecânica e sócia da empresa UP3D que comercializa impressoras 3D e scanners no Brasil; e “Trajetórias Profissionais Com Ex-Alunos da EEP”, com Rafael Ghiraldi, engenheiro de qualidade avançada pela BorgWarner, e Tiago Picolli, analista de PCP na Tecnal Equipamentos Científicos.

“Tem muita coisa importante acontecendo no campo acadêmico e nossa proposta é socializar as atividades que vêm sendo desenvolvidas dentro do curso e trazer para os alunos um pouco do que está acontecendo no mercado, com apresentação de novidades tecnológicas com as quais eles vão se deparar em um futuro não muito distante”, considerou o coordenador do curso de Engenharia de Produção da EEP, Prof. André de Lima.

Segundo ele, desta vez, a Jornada trará a público a manufatura aditiva, que é uma expansão da impressão 3D, porém com a obtenção de produtos funcionais; ou seja, diferente do protótipo que tinha a princípio a apresentação visual como produto, agora é possível obter peças através da impressão 3D com o produto acabado sendo feito por outras vias que não mais as tradicionais.

“Pela nova técnica, o produto é obtido através da deposição de materiais e não de sua remoção, como vem sendo feito até então”, disse Lima.

O coordenador falou também sobre o envolvimento das disciplinas de Economia, Engenharia de Produção Aplicada , Laboratório de Física e Gestão Administrativa, com a participação dos professores Francisco Crocomo, André de Lima, Andressa e Felipe Galesi, para demonstrar o que vem sendo desenvolvido pelos alunos em diferentes semestres e etapas do curso.

“Como resultado dos trabalhos apresentados, vamos lançar a publicação intitulada ‘Engenharia de Produção: Estudos de Casos’ para trazer alguns TCCs selecionados para demonstração dos trabalhos desenvolvidos”, disse.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta