Joaci Pereira Furtado autografa Arte da aula no II Congresso Brasileiro de Pedagogia Universitária

Joaci Pereira Furtado autografa Arte da aula no II Congresso Brasileiro de Pedagogia Universitária

Desde 11 de janeiro acontece no Sesc Piracicaba,  quatro oficinas de Circo, que segue até 8 de fevereiro com atividades sempre aos sábados, das 14h00 às 16h00. As vivências foram preparadas pela Cia Estação do Circo para as famílias que querem aprender os primeiros passos nas técnicas básicas da arte circense. A participação é gratuita e é necessário se inscrever antecipadamente pelo sescsp.org.br/piracicaba ou na Central de Atendimento. As atividades integram o projeto Picadeiro que contempla apresentações mensais de artistas nacionais e internacionais com as tendências e escolas de artes circenses.

A oficina Malabares abriu a programação no dia 11, com ações para a manipulação de objetos. A modalidade explora as habilidades de coordenação motora dos participantes, utilizando bolinhas, aros e claves. Neste sábado dia 18 será a vez da Acrobacia, que promove o desenvolvimento das capacidades físicas individuais ou coletivas. A prática corporal convida o participante a experimentar estímulos físicos diversos com movimentos de cambalhotas, estrelas e pirâmides humanas.

A concentração, habilidade e coordenação motora são os principais elementos que serão trabalhados na modalidade Diabolô (ou ioiô chinês) e Prato Chinês, tema da oficina do dia 1 de fevereiro. Os objetos se encaixam na categoria de malabares e equilíbrio e trazem desafios aos participantes. Para fechar as vivências, a última oficina vai abordar o Equilíbrio com um trabalho de coordenação motora, equilíbrio e consciência corporal. A atividade é desenvolvida de acordo com as habilidades do participante com o uso de perna de pau, rola-rola e pé de lata.

Mais programação – Além das oficinas, a programação de janeiro contempla também as apresentações do Circo Caramba. No sábado dia 25/1, a Palhaçaria para pais & filhos, às 14h00, na Sala de Expressão Corporal traz um momento lúdico com práticas e jogos que se relacionam com técnicas e princípios da palhaçaria. Conduzida pelo artista e professor Thiago Sales (Palhaço Jerônimo da Companhia Circo Caramba), a oficina propõe desde jogos cênicos e de expressão corporal até o estudo e experimentação da maquiagem do palhaço.

No dia 26, às 12h00, na Comedoria será a vez da apresentação A Banda do Jerônimo – Uma Inusitada banda de um homem só. Jerônimo é um palhaço que utiliza instrumentos nada convencionais como violão com corpo de bacia, gaita de pente, balde de lixo, forma de pizza, buzinas, tampas de panela, campainha, entre outros.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta