Hospital Ilumina de Prevenção e Diagnostico do Câncer será Inaugurado dia 23 de maio em Piracicaba

Hospital Ilumina de Prevenção e Diagnostico do Câncer será Inaugurado dia 23 de maio em Piracicaba

O anuncio foi feito durante evento realizado apenas para a imprensa ocorrido no Espaço Monte Alegre, nesta quinta-feira dia 9 de maio pela médica Dra. Adriana Brasil, idealizadora e diretora da Fundação Ilumina, que mantém o hospital.

Oito meses antes do prazo planejado, o Hospital Ilumina de Prevenção e Diagnostico do Câncer, localizado à Rua Eucrydes Lopes, 85 – Parque Taquaral, Piracicaba SP, será inaugurado dia 23 de maio, às 10h00, em cerimônia com presença de autoridades. Principal marco da historia da Fundação até então, o Hospital vai ampliar a capacidade de atendimentos gratuitos à população piracicabana e da região. “Estamos a caminho de nos tornar um polo de excelência em prevenção do câncer”, afirmou a médica especializada em cirurgia da cabeça e pescoço, Adriana Brasil, idealizadora da Fundação Ilumina.

A unidade, que começou a ser construída em dezembro de 2017, contará com quatro alas, desenvolvidas para prestar assistências médicas relacionadas ao câncer de mama, colo de útero, pele e boca, e futuramente de pulmão e intestino. A inauguração, prevista para o final deste ano, foi antecipada devido ao empenho da Fundação Ilumina que levou em conta a necessidade da população.

“A capacidade física do Hospital Ilumina e os trabalhos realizadas pela Carreta de Prevenção ao Câncer permitem que o auxilio à população seja triplicado”, contou a Dra. Adriana. Toda a assistência prestada aos pacientes oncológicos é feita de forma gratuita. Os atendimentos já estão sendo feitos de segunda à sexta-feira, das 07h00 às 19h00, na sede do Ilumina que fica na Avenida Independência, 171, para todos os pacientes que estão na fila de espera do sistema Único de Saúde (SUS) por meio do Rastreamento Ativo Organização, que realizada procedimentos de diagnostico, clínicos e cirúrgicos.

Hospital Ilumina:

O hospital terá capacidade para realizar 20 mil mamografias, 16,3 mil exames de Papanicolau, 10.370 consultas especializadas, 75 mil atendimentos, três mil cirurgias ambulatoriais e 61,2 mil procedimentos especializados por ano. Todos os atendimentos serão prestados gratuitamente à população.

O prédio tem três mil metros quadrados de área construída em um terreno com cerca de 10 mil metros quadrados, doado pela Prefeitura de Piracicaba que também disponibilizou as assessorias para realização do projeto Ilumina.

Verba indenizatória repassada pelo TRT e MPT viabilizou obras:

A obra do Hospital Ilumina foi viabilizada com a verba procedente da indenização por danos morais coletivos do caso Shell-Basf. Cerca de R$ 28 milhões foram repassados pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e Ministério Público do Trabalho (MPT), ambos da 15ª Região de Campinas, com apoio do Hospital do Câncer de Barretos e em parceria com a Secretaria de Saúde de Piracicaba. Parte do valor foi destinada à compra da Carreta, Unidade Móvel de Diagnóstico da Fundação, em funcionamento desde outubro de 2018, inspirada no modelo de Rastreamento Ativo Organizado praticado pelo Hospital de Câncer de Barretos.

O Hospital, que começou a ser construído em dezembro de 2017, contará com quatro alas desenvolvidas para prestar assistências médicas relacionadas ao câncer de mama, colo de útero, pele e boca.

Hospital Ilumina de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer

Rua Eucrydes Lopes, 85 – Parque Taquaral –  Piracicaba – SP

Sobre a Fundação Ilumina:

A Fundação Ilumina é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos fundada em 2008 por iniciativa de médicos preocupados em promover a prevenção e minimizar os impactos do diagnóstico tardio do câncer.

Os atendimentos e exames são 100% gratuitos e têm como objetivo abreviar o tempo de espera entre o aparecimento dos sintomas e o diagnóstico de câncer, uma vez que o paciente com doença inicial tem mais de 95% de chances de cura, necessitam de tratamentos menos mutiladores, são reinseridos mais rapidamente na sociedade e contemplam uma melhor qualidade de vida. A principal meta do Projeto é rastrear 100% da população de Piracicaba, nos cânceres de mama, colo de útero, pele e boca.

 

 

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta