Funcionários da saúde recebem capacitação na Santa Casa de Piracicaba

Funcionários da saúde recebem capacitação na Santa Casa de Piracicaba

A Secretaria de Saúde de Piracicaba solicitou auxílio do Departamento de Fisioterapia da Santa Casa de Piracicaba para o treinamento de profissionais da saúde, incluindo fisioterapeutas da rede, que prestarão assistência aos pacientes internados por COVID-19 na UPA-Piracicamirim.

Segundo a coordenadora do Departamento de Fisioterapia do Hospital, Maura Rigoldi Simões da Rocha, a solicitação deveu-se ao alto grau de capacitação das equipes da Santa Casa e à importância da atuação do fisioterapeuta junto à equipe multidisciplinar.

O treinamento ocorreu nos dias 15,16, 23 e 24 de julho com o objetivo de contribuir para a capacitação desses profissionais para a assistência respiratória dos pacientes. Foram tratados temas relacionados à anatomia e fisiologia do sistema respiratório e mecânica respiratória, hemogasometria arterial e recursos terapêuticos.

O treinamento abordou aspectos da ventilação mecânica teórica e prática para capacitar a equipe a manusear os novos respiradores entregues ao município pelo governo do Estado, bem como o protocolo de assistência respiratória para pacientes com COVID-19.

“Esse protocolo foi elaborado pelo Departamento de Fisioterapia e adequado à realidade da instituição, com base em artigos científicos e recomendações de órgãos competentes nacionais e internacionais”, explicou Maura.

Segundo Maura, com o treinamento, é possível manter o alinhamento das condutas, ampliando as chances de sucesso nos resultados, sobretudo em relação à redução da mortalidade na região. “A equipe treinada está apta a garantir assistência a pacientes com quadro leve da doença, até aqueles que apresentam a versão mais grave da doença e precisam de ventilação mecânica”, disse.

Para o secretário de saúde, Pedro Mello, a formação partilhada e a troca de conhecimento técnico entre profissionais são de fundamental importância para a melhoria da qualidade dos serviços de toda a rede de saúde do município, especialmente neste período de pandemia.  “Nossos agradecimentos, portanto, à diretoria da Santa Casa, a todos os profissionais que colaboraram para que esse treinamento fosse um sucesso, e pelo acolhimento em alto estilo”, disse.

Maura revela que a assistência fisioterapêutica na Santa Casa a esses pacientes é integral, ou seja, ocorre24 horas/dia, pois o fisioterapeuta é fundamental no gerenciamento de toda a parte respiratória do paciente, incluindo os ajustes da ventilação mecânica e a redução dos déficits músculo esqueléticos em decorrência do imobilismo prolongado.

Além dos pacientes graves, a equipe de Fisioterapia também presta atendimento aos pacientes internados com sintomas mais leves. A eles é oferecido também um folder com orientações para exercícios que podem ser feitos inclusive após a alta hospitalar, sempre com o intuito de minimizar o impacto da doença, especialmente sequelas que possam surgir após a cura.

 

 

“Nosso desafio é manter todas as funções do paciente o mais próximo possível da normalidade”, afirmou.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta