Forte alta em 2018 e otimismo para 2019 são registrados pelo Índice de Confiança do Consumidor de Piracicaba

Índice chegou a 156,9 pontos em dezembro, alta de 42,9% na comparação com o mesmo mês de 2017

 

Foto: divulgação

O Índice de Confiança do Consumidor Piracicabano (ICC), apurado mensalmente pelo Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba (Sincomércio Piracicaba), subiu 4,5% em dezembro, na comparação com o mês anterior, atingindo 156,9 pontos, o maior valor da série, iniciada em fevereiro/17. A elevação em relação ao mesmo mês do ano passado foi mais significativa, de 42,9%. O Índice de Expectativas do Consumidor (IEC) também se manteve em patamares elevados, na casa dos 170 pontos, um avanço de 35,4% na comparação anual.

A pontuação do ICC varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total), com o objetivo de identificar o sentimento dos consumidores levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura.

De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), o índice vem crescendo continuamente desde setembro, mas, mais intensamente a partir da virada de outubro para novembro quando o resultado das eleições se definiu. Mesmo após um forte crescimento em novembro contra o mês anterior, de mais de 45%, em dezembro percebeu-se nova alta, dessa vez menor na margem, mas mantendo a percepção de que o ano de 2019 poderá ser muito positivo, justamente por conta da mudança política.

Com relação ao mesmo mês do ano anterior, as mudanças são ainda maiores: taxas de crescimento de dois dígitos em todos os segmentos analisados, confirmando o otimismo com o novo governo. “Já tivemos um Natal melhor em 2018, mas em breve o consumidor vai querer ver ações efetivas para manter a confiança elevada como crescimento econômico e de vagas de emprego”, finaliza o presidente do Sincomércio Piracicaba, Itacir Nozella.

O Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) teve alta de 17,3% no mês e de 60,8% na comparação com dezembro/17, chegando a 131 pontos.

O ICC foi apurado mensalmente pelo Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba (Sincomércio Piracicaba) desde fevereiro de 2017 e após esta edição haverá uma pausa no levantamento. Os dados eram coletados com 601 consumidores no município.

Sobre o Sincomércio Piracicaba:

O Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba e Região é o órgão representativo dos empresários do setor do comércio varejista e de serviços de sete cidades – Piracicaba, Águas de São Pedro, Charqueada, Saltinho, São Pedro, Tietê e Torrinha. Fundado em 1942, possui hoje 8 mil contribuintes e é filiado à FecomercioSP, Entidade que administra, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

 

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta