Fenapi cancela a edição 2020 da Festa das Nações em Piracicaba

Fenapi cancela a edição 2020 da Festa das Nações em Piracicaba

A edição 2020 da Festa das Nações não será realizada. A decisão foi tomada pela Fenapi (Associação Cultural Festa das Nações de Piracicaba), realizadora do evento, que é promovido e organizado pela Prefeitura, por meio do Fussp (Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba) e Secretaria Municipal de Governo e Desenvolvimento Econômico, respectivamente. Marcada inicialmente para junho e depois transferida para setembro, os organizadores decidiram pelo cancelamento da festa por conta da pandemia do coronavírus. A data da próxima edição da Festa das Nações, em 2021, deve ser marcada entre os meses de maio e junho.

Os organizadores vinham acompanhando a evolução da pandemia, à qual estava condicionada a realização ou não do evento, que atrai mais 60 mil pessoas todos os anos, no Engenho Central. Porém, com o aumento dos casos da doença e sem previsão de liberação por parte das autoridades de saúde para a realização de grandes eventos, decidiu-se pelo cancelamento.

Fábio do Amaral Sanches, presidente da Fenapi, disse que a diretoria da instituição não mediu esforços para o não cancelamento. “Contudo, diante do cenário que se apresenta, criar expectativas de que o evento poderia vir a ser realizado nos próximos meses seria uma imprudência para com as instituições, patrocinadores e a população que frequenta anualmente a festa. Vamos focar nossas energias para as pessoas que precisam de cuidados neste momento e unir forças para um evento ainda mais solidário, em 2021”, ressaltou.

“Todo o trabalho que estava em curso, especialmente a captação de recursos com os patrocinadores, foi paralisado diante dessa incerteza. Estávamos confiantes de sua realização. Este ano, a festa beneficiaria, diretamente, 20 instituições sociais de Piracicaba. Essas instituições dependem, em grande parte, dos recursos da festa para se manterem, mas, neste momento, nossa preocupação é com o bem-estar e a segurança dos frequentadores e de todos os voluntários”, enfatiza o secretário de Governo e Desenvolvimento Econômico, Kleyton Rohden.

Ajuda bem-vinda: A renda da Festa das Nações não virá este ano, para as instituições, mas a Embraplan Engenharia, sensível à causa, decidiu doar um apartamento com valor estimado de R$ 250 mil para ser sorteado. O apartamento será sorteado por meio de contribuição espontânea, no valor de R$ 30, em um bilhete com dois números. Os responsáveis pela comercialização dos bilhetes serão as 20 entidades que participam do evento.

“Essa doação da Embraplan é um presente para as entidades que participam da Festa das Nações. Com essa ação conseguirão arrecadar um valor extremamente importante. Por isso, peço que a população ajude, comprando os bilhetes. Temos de agradecer a todos – patrocinadores, voluntários e público – por todos os anos fazer do evento um sucesso. Ano que vem não será diferente”, disse Sandra Negri, presidente do Fussp.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta