Convenção PT/PSOL homologa candidatura do Professor Adelino para prefeito de Piracicaba

Convenção PT/PSOL homologa candidatura do Professor Adelino para prefeito de Piracicaba

Convenção apresentou candidatos para pleito deste ano e lançou a coligação “Juntos, com esperança sempre!”

 

O Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), em coligação para as eleições municipais deste ano, homologaram, em convenção que aconteceu no domingo, dia 13, as indicações dos nomes do professor Adelino Francisco de Oliveira (PT), para prefeito e do advogado e também professor Thiago Nalesso (PSOL), para vice.

Marco na história política de Piracicaba, a coligação “Juntos, com Esperança Sempre” nasce para trazer ao cenário político da cidade a possibilidade de ver novos tempos florescerem. Calcada na luta pela Democracia, pelos Direitos Humanos, na Ética e na Transparência Política, a coligação simboliza a necessária união em prol do bem comum da sociedade piracicaba e da cidade de Piracicaba como um todo.

Professor Adelino Francisco de Oliveira nasceu em São Paulo, capital, em 9 de maio de 1973. É casado com Maria Teresa e pai de três filhas: Esther, Laila e Deborah. Adelino passou a infância e parte da adolescência na zona sul de São Paulo, no bairro Rio Bonito, Interlagos.

Na adolescência, Adelino participou ativamente da Comunidade Eclesial de Base, da Igreja Católica, onde conheceu e se engajou na militância do PT. Ainda na adolescência, ingressou no seminário passando a estudar para ser padre católico, com os Salvatorianos. No seminário, fez o ensino médio e graduou-se em Filosofia e Teologia.

Em 1999, Adelino Francisco de Oliveira casou-se com Maria Teresa e em 2001 mudou-se para a cidade de Piracicaba, passando a lecionar filosofia e ensino religioso no colégio Dom Bosco, onde trabalhou até 2012.

Desde 2001, professor Adelino atua como assessor, ministrando disciplinas de teologia, no curso de Teologia para Leigos, da Diocese de Piracicaba.Em 2004, defendeu a dissertação de mestrado em Ciências da Religião, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP.

A partir de 2005, além da docência nos colégios Dom Bosco, Adelino também passou a atuar como professor e coordenador de extensão na Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba – instituição na qual participou ativamente da fundação. Ainda 2005 passou a assessor, na área de teologia, o grupo de teatro Guarantã, com o espetáculo Paixão de Cristo de Piracicaba.

Em 2013, Adelino defendeu tese de doutorado em Filosofia, pela Universidade Católica Portuguesa em Braga, Portugal. Nesse mesmo ano publicou, em coautoria, o livro “Um Caminho Espiritual para Jovens,” pela editora Loyola. Ainda em 2013 atuou como docente na Faculdade Network, em Nova Odessa. Em 2014 passou a trabalhar, como professor e coordenador de extensão, no Centro Universitário Salesiano, em Americana.

Ainda no ano de 2014 passou em primeiro lugar em concurso público (o primeiro que prestou!) para a vaga de professor de filosofia no Instituto Federal de São Paulo, campus Capivari.De 2014 a 2015 realizou projeto de Pós-Doutorado, pelo Departamento de Economia, Administração e Sociologia, da ESALQ/USP.

Em 2015, Adelino participou, como organizador, da publicação da obra Paixão de Cristo, Paixão de Piracicaba. Livro escrito por sua esposa, Maria Teresa.Em 2016foi transferido para o campus Piracicaba do Instituto Federal de São Paulo.

Professor Adelino é, desde 2014, servidor público federal, atuando como professor no Instituto Federal de São Paulo.

No Instituto Federal desempenhou as seguintes funções de professor, coordenador do curso de pós-graduação Educação em Direitos Humanos e coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (NEABI/IFSP) – sendo ainda líder de grupo de pesquisa.

Em 03 de novembro de 2019 foi indicado pelo PT como pré-candidato para o cargo de Prefeito da cidade de Piracicaba.

 

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta