Completa 20 anos a Câmara Intersindical de Conciliação Trabalhista do Comércio de Piracicaba

Completa 20 anos a Câmara Intersindical de Conciliação Trabalhista do Comércio de Piracicaba

A Câmara Intersindical de Conciliação Trabalhista do Comércio de Piracicaba (Cintec) completou 20 anos no dia 04 de agosto. A entidade foi criada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba (Sincomércio) e Sindicato dos Empregados noc para conciliações entre patrões e empregados do setor. “Durante esse período já foram resolvidos mais de 17 mil conflitos, sem a necessidade da Justiça do Trabalho, equivalente a cerca de 78% do total de processos apresentados”, relembra o presidente do Sincomércio Piracicaba, Itacir Nozella.

Durante a permanência na fase vermelha do Plano São Paulo, os atendimentos estão suspensos de acordo com as medidas sanitárias definidas pelo governo do Estado, sendo realizadas somente audiências emergenciais. Por isso, a entidade já está sediada no prédio do Sincomércio Piracicaba, que tem condições melhores de distanciamento e de atendimento aos protocolos de saúde. “Assim que houver maior flexibilização, a Cintec voltará a atender normalmente na sede do sindicato”, explica o secretário executivo do Sincomércio Piracicaba, Carlos Beltrame.

A Cintec de Piracicaba foi a segunda a ser criada no estado e agiliza os acordos trabalhistas, que têm valor jurídico. A resolução dos impasses costuma ocorrer em pouco mais de 10 dias, e garante rapidez, economia de tempo e dinheiro. Na Justiça do Trabalho uma audiência de conciliação é mais demorada para ser agendada e as ações podem demorar até dois anos para serem finalizadas.

Roberto Previde, presidente interino do Sindicato dos Empregados no Comércio de Piracicaba, destaca a importância da Câmara de Conciliação. “O trabalho da Câmara é importante para resolver os conflitos trabalhistas mais rapidamente, principalmente nas reclamações de menores valores, geralmente em cerca de 15 dias. Isso sem depender da Justiça do Trabalho. Além do que, as soluções protegem tanto o trabalhador como o patrão. Na Cintec, o trabalhador sempre é acompanhado por um advogado, para assegurar que seus direitos sejam respeitados, e o problema é resolvido de forma rápida, por meio de um acordo no qual ele recebe todos os seus direitos. Com isso, ganham todos”, assegura.

O empresário Jorge Aversa, que já utilizou os serviços da Cintec, destaca sua importância. “Trata-se de uma alternativa ágil e segura para a resolução de eventuais conflitos, que beneficia tanto o trabalhador quanto o empregador”, explica.

Para a advogada trabalhista Lucimara Fernandes, a Câmara Intersindical de Conciliação do Comércio Varejista Piracicaba trouxe novos meios de resolução de conflitos, mais céleres, mais econômicos e menos burocráticos, como forma de desafogar o judiciário.  “A conciliação é um meio consensual, que por vezes é rejeitado pelo desconhecimento dos benefícios desta técnica, que é extremamente eficaz. A Cintec presta um excelente trabalho à nossa sociedade, e todas as vezes que fomos convidados a comparecer para tentativa de resolução de conflitos de forma amigável, as tratativas foram frutíferas, com ambas as partes saindo satisfeitas”, pondera.

A juíza Titular da 2ª Vara do Trabalho e Diretora do Fórum Trabalhista de Piracicaba, Adriene S.M. David, esteve na inauguração da Cintec e ressalta que no exercício de suas atividades, os representantes da Câmara contribuem para a paz social com efetividade, pautando-se sempre pela ética, transparência, diálogo e defesa dos direitos constitucionais.

“Parabenizo a Cintec pelos 20 anos de história, levando, pela sua atuação, à resolução rápida e eficaz do conflito trabalhista, trazendo tranquilidade ao empregado e ao empregador”, diz a Fernanda Dal Picolo, vice-presidente da OAB Piracicaba e advogada trabalhista.

 

Voltada ao atendimento de trabalhadores e empresários do comércio e serviço, concessionárias e setor da saúde, a Câmara passa a funcionar, após o início da flexibilização, na Rua Governador Pedro de Toledo, 484, Centro – Fone: (19) 3434-3441.

Sincomércio Piracicaba:

O Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba e Região é o órgão representativo dos empresários do setor do comércio varejista e de serviços de sete cidades – Piracicaba, Águas de São Pedro, Charqueada, Saltinho, São Pedro, Tietê e Torrinha. Fundado em 1942, representa hoje mais de 13 mil empresas e é filiado à Fecomercio, órgão que também está à frente dos conselhos do Sesc e do Senac São Paulo.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta