Com reflexões sobre os desafios do universo feminino o Dia da Mulher foi celebrado com Palestra no Simespi

Com reflexões sobre os desafios do universo feminino o Dia da Mulher foi celebrado com Palestra no Simespi

                                                           

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, no  domingo (8 de março), o Comespi (Conselho da Mulher Executiva do Simespi) promoveu, na quinta-feira, (4), palestra gratuita e aberta ao público com a advogada Simone Seghese sobre o tema Mulheres em expansão. As participantes foram convidadas a doar absorventes íntimo feminino. A arrecadação somou 71 pacotes, os quais serão encaminhados para entidades assistenciais de apoio à mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Com o auditório lotado, Simone Seghese abriu a palestra comentando sobre como a mulher atual é desafiada a exercer funções que até então eram masculinas e, também, abordou o fato de que cada vez mais o mercado de trabalho está inserindo-as de forma eficiente e, muitas vezes, igualitária.

Estudiosa da questão da diferença e semelhanças de gênero há mais de 10 anos, a advogada apontou que as características femininas e masculinas são diferentes, justamente, porque a mulher tem o aval da sociedade para ter um olhar mais atencioso e afetivo para as questões. “Isso as destaca no mercado de trabalho”, comenta.

O tema da palestra – Mulheres em expansão -, foi justificado por Simone. “Estamos falando do universo feminino em expansão, que cresceu e não cabe mais em padrões anteriormente instituídos. Hoje a mulher olha com mais anseio e desejo para suas próprias escolhas”, explica.

Outro ponto comentado por Simone foi que nos dias de hoje, a sociedade tem um olhar diferente ainda maior quando os assuntos são casamento, filhos e a saída das mulheres de casa para a vida profissional. Neste ponto, a advogada citou o sociólogo espanhol Manuel Casttels: “A mais brutal mudança de estrutura social foi com a efetiva inclusão da mulher”.

Para encerrar, Simone comentou sobre os mitos envolvendo o universo feminino: como eles podem e devem ser quebrados. Outro ponto abordado pela palestrante foi a importância da mulher observar os sinais de seu corpo, seja no trabalho, na vida amorosa ou pessoal.

A abertura do palestra ficou a cargo do presidente do Simespi, Euclides Libardi, que fez um breve discurso a respeito do avanço das mulheres em diferentes esferas da sociedade nos últimos tempos. “Eu, pessoalmente, vejo uma história de vitórias no Brasil e no mundo para as mulheres. O avanço é lento, mas está ocorrendo e isso é o mais importante”, aponta Euclides.

Na sequência, a coordenadora do Comespi, Elisangela Libardi, ressaltou que o evento comemorativo ao Dia da Mulher é um momento de celebração para todas as participantes. “Organizamos e pensamos tudo com muito carinho”.

Após o encerramento da palestra, as conselheiras do Comespi sortearam brindes especiais para as participantes, encerrando a noite com coquetel e entrega de um mimo na saída.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta