Câmara aprova ampliação de convênio com Hospital Ilumina para demais tipos de cânceres

Câmara aprova ampliação de convênio com Hospital Ilumina para demais tipos de cânceres

Nesta quinta-feira, dia 29, a Câmara Municipal de Piracicaba analisou e aprovou o incremento nas atividades de rastreamento de outros tipos de cânceres da Associação Ilumina, através do projeto de lei 178/2020, que foi analisado em primeira discussão.

Segundo a justificativa do projeto de lei que o Executivo enviou à Câmara, trata-se de uma alteração à lei 9.392/20, que autorizou convênio entre a Ilumina e Secretaria de Educação para o repasse de recursos ao Projeto de Rastreamento Ativo e Organizado, destinado ao atendimento e realização de procedimentos para o rastreio de câncer de mama, boca e pele.

O artigo primeiro diz que a lei em vigor, onde constava a informação “câncer de mama, boca e pele” será substituído apelas pelo termo “câncer”.

A proposta é de alteração também do segundo artigo, no item 3.2, com a seguinte redação: “são obrigações da Ilumina a realização dos seguintes serviços: realização de mamografia, assim como a avaliação e encaminhamento para especialista, caso necessário, além do rastreamento, através de consulta e exame, para todos os demais tipos de câncer para os quais a Associação possui credenciamento”.

A justificativa do texto menciona que a alteração permitirá que o convênio possa fazer o atendimento e realização de procedimentos para o rastreio, não somente de câncer de mama, boca e pele e, sim, para todos os tipos de câncer. “Tal ampliação se deve ao recebimento de R$ 350 mil em emendas parlamentares, destinadas especificamente à Associação Ilumina, para que haja incremento em suas atividades”, destaca o Executivo.

Há ainda a informação que o plano de trabalho apresentado pela Associação Ilumina já consagra os procedimentos para o rastreio de vários tipos de cânceres, para os quais a entidade possui credenciamento.

A Pauta da Ordem do Dia contou ainda com outras sete proposituras para deliberação dos parlamentares.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta