Baixa procura marcou o Dia “D” para aplicação da 2ª dose da vacina contra Covid-19 em Piracicaba

Baixa procura marcou o Dia “D” para aplicação da 2ª dose da vacina contra Covid-19 em Piracicaba

Cenário preocupa Administração, apenas 42 pessoas compareceram para receber a imunização

O Dia D, realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no sábado, 05/06, teve baixa procura para aplicação da 2ª dose da vacina contra Covid-19 nas pessoas em atraso. A Prefeitura disponibilizou a dose de reforço para os mais de 2.000 que estão além do prazo para recebê-la, em duas unidades do município, porém apenas 42 pessoas compareceram.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), até o dia 02/06, 2.193 pessoas estavam com a 2ª dose atrasada, sendo 1.494 de CoronaVac/Butantan e 699 de AstraZeneca/Oxford/Fiocruz. Para esse público, o imunizante foi disponibilizado em unidades de saúde: CRAB Vila Rezende e USF Terra Rica/Eldorado 2, das 8h às 16h, no sábado, sem agendamento. A SMS mobilizou em escala de horas extras dez profissionais de saúde, sendo cinco em cada uma das unidades, para realizar o Dia D.

O coordenador da Vigilância em Saúde, Moisés Taglietta, enfatiza que a população deve buscar a 2ª dose da vacina, uma vez que só assim é possível fazer a imunização contra Covid-19. Desta forma, essas pessoas, lembra Taglietta, estarão protegendo outras pessoas também.

“É de extrema necessidade porque as pessoas só estarão imunizadas após a 2ª dose. Não funciona com uma dose só. A vacina foi produzida dessa maneira. Ela funciona com as duas doses. É necessário que as pessoas busquem a 2ª dose ou elas não estarão se protegendo e também não estarão protegendo as outras pessoas. É um momento de a gente se proteger e contribuir com a proteção de toda a população. Só vamos conseguir fazendo as duas doses”, enfatiza Taglietta.

Secretário da Saúde, Filemon Silvano, pontua ainda que, nesse momento de profundo agravamento da pandemia, é crucial que a população colabore e tome as duas doses da vacina. “Esse momento talvez seja o pior desde o início da pandemia. Nossas taxas de ocupação de leitos de UTIs e enfermarias Covid estão altíssimas, tanto na rede pública como na rede particular. Infelizmente estamos perdendo muitos piracicabanos para a Covid. Por isso reforçamos, novamente, que a população precisa colaborar e tomar as duas doses da vacina”, afirma.

PERÍODOS – Se a pessoa estiver em dúvida sobre como fazer para tomar a vacina ou se já está no momento de receber a 2ª dose, ela pode procurar qualquer unidade de saúde para se informar levando o comprovante de aplicação da 1ª dose. Além disso, no próprio comprovante contém a data prevista para receber a 2ª dose.

As pessoas que receberam a 1ª dose da vacina Coronavac/Butantan devem receber a 2ª dose de 21 a 28 dias depois. Já o período de intervalo entre a 1ª e 2ª dose da vacina AstraZeneca/Oxford/Fiocruz é de 12 semanas.

VACINAPIRA – Para agendar a 2ª dose no site VacinaPira (https://vacinapira.piracicaba.sp.gov.br/cadastro/blk_inicial/), basta selecionar a terceira opção na horizontal: Para agendar a 2ª dose AQUI e digitar o CPF. O sistema calcula o período entre a 1ª e 2ª dose e faz o agendamento. Quem está em atraso também pode fazer o agendamento.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta