Aulas na rede municipal têm início em 08 de fevereiro em Piracicaba

Aulas na rede municipal têm início em 08 de fevereiro em Piracicaba

Prefeitura garante que protocolos de segurança serão cumpridos

O retorno às aulas presencial na rede municipal de ensino de Piracicaba, englobando Educação Infantil e Ensino Fundamental, acontecerá em 8 de fevereiro.

A informação foi divulgada oficialmente em entrevista coletiva realizada nesta terça-feira, dia 19, no auditório do Centro Cívico, quando o Prefeito Municipal Luciano Almeida e os secretários João Marcos Thomaziello (Educação) e Filemon Silvano (Saúde), asseguraram que todos os protocolos de segurança serão cumpridos visando o bem estar de professores, funcionários e alunos.

João Marcos informou que o início das aulas em 8 de fevereiro está em conformidade com o Plano SP do Governo Estadual, que tem estabelecido estratégias para retomar com segurança as atividades durante a pandemia do Coronavírus.

Ele lembrou também que as atividades remotas se iniciam um pouco antes, em 01º de fevereiro, quando professores e funcionários começam a trabalhar em atividades administrativas, preparando o retorno para as aulas presenciais.

Durante a fase laranja, as classes tanto da Educação Infantil (4 e 5 anos – Jardim I e II) e Ensino Fundamental (6 a 10 anos – 1° ao 5º ano) terão aulas de uma a duas vezes por semana, com a presença de até 35% dos alunos por dia em cada sala de aula. “Na segunda, terça e quarta-feira teremos aulas normais. Na quinta e sexta-feira ofereceremos aulas de reforço para alunos que por ventura tenham dificuldades de adaptação nesse início”, ponderou João Marcos.

Nos dias que os alunos não tiverem aulas presenciais, terão atividades “on line” através da TV aberta, aulas através do CMSP (Centro de Mídias São Paulo) em parceria com Estado, além do recebimento de outros materiais (Ler e Escrever, EMAI e livros didáticos).

Todos os professores e funcionários da Secretaria de Educação, aproximadamente 4 mil pessoas, farão um teste inicial de triagem nesse final de semana. “Os testes rápidos IgG e IgM serão oferecidos visando garantir a total segurança no período que antecede as aulas, trazendo maior tranquilidade à comunidade.”, ressaltou Filemon.

A Prefeitura Municipal também já estabeleceu os protocolos de limpeza e higiene que serão cumpridos previamente em cada ambiente escolar, como banheiros, refeitórios, salas de aula e sala de recursos, pátios, tapetes e brinquedos. Os funcionários e prestadores de serviços também serão orientados como utilizar e higienizar cada equipamento utilizado no dia a dia escolar.

Importante ressaltar que todos os protocolos foram submetidos e aprovados pelo Grupo de Trabalho COVID-19, em reunião realizada na última segunda-feira, dia 18.

A volta às aulas nas creches municipais deve acontece em 1º de março, mas ainda depende de uma pré-avaliação da Secretaria de Educação, que analisará eficácia dos protocolos adotados e situação da pandemia no município.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta