Alex de Madureira recebe representantes dos ACS

Alex de Madureira recebe representantes dos ACS

Os Agentes Comunitários de Saúde possuem um sindicato em Piracicaba

O deputado Alex de Madureira recebeu em seu gabinete, o Presidente do Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde de Piracicaba e Região, Domingos Sávio. O encontro tratou sobre as demandas dessa categoria e foi acompanhado pelo comerciante Abner Carlos Rocha.

“O Agente Comunitário de Saúde é um entre os variados profissionais que compõem a equipe multiprofissional nos serviços de atenção básica à saúde e desenvolve ações de promoção e prevenção de doenças, tendo como foco as atividades educativas, em domicílios e coletividades, sempre na área da saúde”, explicou Alex de Madureira.

O ACS é o profissional que realiza a integração dos serviços de saúde da atenção básica com a comunidade. “O agente comunitário de saúde tem um papel muito importante no acolhimento, pois é membro da equipe que faz parte da comunidade, o que permite a criação de vínculos mais facilmente, propiciando o contato direto com a equipe. Temos muito o que aprender com eles”, observou o deputado estadual e Coordenador de Projetos Parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Sobre os Agente Comunitário de Saúde:

O Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) buscar alternativas para melhorar as condições de saúde das comunidades onde atua. Atualmente, a profissão de agente comunitário de saúde (ACS) é uma das mais estudadas pelas universidades de todo o País. Isso pelo fato de os ACS transitarem por ambos os espaços, governo e comunidade e intermediarem essa interlocução.

Foto de Aldo Guimarães

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta