452 pessoas foram atendidas no Sábado Sem Câncer realizado pelo Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba

452 pessoas foram atendidas no Sábado Sem Câncer realizado pelo Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba

O programa Sábado Sem Câncer realizado pelo CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba no último dia 20 para prevenir e detectar precocemente a hepatite e o câncer de fígado, registrou a participação de 452 pessoas.

“Estávamos preparados para atender 500 pessoas com os testes rápidos cedidos pela Prefeitura Municipal via secretaria de Saúde e Cevisa- Centro de Vigilância em Saúde”, disse o oncologista Fernando Medina, coordenador do Programa.

O atendimento ao público foi feito por uma equipe composta por 11 profissionais médicos e outros 50 profissionais das áreas de enfermagem e apoio, no período das 8 às 16h, com extrema tranquilidade, mediante todos os protocolos de segurança.  “Contamos também com o apoio do Laboratório Bayer, do Plano Santa Casa Saúde Piracicaba, da APM Piracicaba e da Pastoral da Saúde de Piracicaba, sendo esta última a entidade indicada para receber os alimentos arrecadados durante a Campanha”, revelou.

Com relação às características dos participantes, 151 pessoas (33,4%) eram do sexo masculino e 301 (66,6%), do sexo feminino. Eles tinham idade entre 19 e 87 anos, com idade mediana de 49 anos. A maioria, 82%, era da raça branca; 60% tinha o ensino médio; 21%, o ensino superior 21 % e 18%, o primário completo.

Do total de participantes, 11% relatam ter tido hepatite, 66% estavam vacinados contra a hepatite B, 8% já receberam transfusão de sangue, 8% têm antecedentes de doença sexualmente transmissíveis, 1,6 eram usuário de droga injetável, 1,3% eram usuários de glucoenergan, 31% usaram seringa de vidro, 6% tinham parceiro com hepatite diagnosticada, 27% apresentavam tatuagem e 3% eram homossexuais.

“Os testes rápidos mostraram que 2,5% dos participantes testaram positivo para a hepatite C e terão os resultados confirmados com a sorologia, já colhida durante a campanha”, explica Medina.  Segundo ele, esses pacientes serão reavaliados no CECAN e encaminhados ao Centro de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Piracicaba para tratamento.

Ele conta que a campanha consistiu de uma médica com interrogatório sobre hábitos de vida  para avaliar a possibilidade de contaminação pelo vírus da hepatite; exame de sangue rápido para avaliação da presença de anticorpos circulantes e, na suspeita, coleta de sorologia para classificação da hepatite. “Numa segunda etapa, pacientes diagnosticados com hepatite serão submetidos a exames de imagem para diagnóstico de hepatopatia crônica”, disse Medina.

Medina comemora a boa adesão à Campanha, lembrando que o câncer de fígado é o sexto tumor mais frequente e o segundo maior causador de morte no mundo. “Só no Brasil, 11.000 pessoas morrem anualmente em decorrência deste tumor, considerado um dos mais resistentes ao tratamento”, observou o oncologista. Ele revela que ainda não há quimioterapia ou radioterapia eficientes para o tratamento curativo da doença, que acomete pessoas com idade entre 55 e 65 anos em 36% dos casos. 

Para o oncologista, o que chama a atenção é que o principal agente causal do câncer  de fígado é a cirrose causada pelas hepatites B e C. “São duas doenças infecciosas  que podem ser controladas”, disse Medina. Ele lembra que o tratamento para a hepatite B já dispõe de vacina altamente eficiente e, o de hepatite C, tem antivirais disponíveis.

“A hepatite B crônica é a maior causa de cirrose hepática e a hepatite C é a  responsável por 50% dos casos de hepatocarcinoma”, considerou Medina reforçando a importância da detecção precoce do câncer de fígado, doença silenciosa que, na maioria das vezes, apresenta diagnóstico tardio dificultando o sucesso no tratamento.

Foto 1- O atendimento ocorreu mediante todos os protocolos e normas de segurança com relação à covid-19

Foto 2- Parte da equipe médica que atuou no Sábado Sem Câncer

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta