Piracicaba integra o roteiro da viagem de jornalistas à região turística da Serra do Itaqueri

Piracicaba é uma das nove cidades que foi visitada por jornalistas nesta semana em uma viagem da imprensa à região turística da Serra do Itaqueri.

A prática, conhecida como Press Trip no meio jornalístico, tem o objetivo de apresentar os atrativos turísticos dos municípios a um grupo de nove profissionais de comunicação, dentre eles de jornais, revistas e blogs.

Estão participando desta viagem quatro veículos de imprensa da cidade de São Paulo – Revista Qual Viagem, Blog Guia Mundo Afora, Travelpedia e Brasil Travel News; três do Estado de São Paulo – Jornal de Jundiaí, Blog Estevam do Portal R7 Campinas, Jornal A Tribuna de Santos; um do Rio de Janeiro, o Blog Vivi na Viagem; e um de Salvador, o Blog Viajando com Gabi, além de uma guia da Aprecesp de São Paulo.

Em Piracicaba, na quinta-feira eles visitaram a pizzaria Nonno Giotti e o Café Tirol, no bairro de Santa Olímpia, e se hospedaram no Hotel New Life.

Na sexta-feira da semana passada, dia 16, fizeram um passeio turístico pela Rua do Porto, que é considerada o principal ponto turístico da cidade.

Conheceram os principais passeios, como o elevador turístico, o passeio de barco, o pedalinho e fizeram um passeio de trenzinho para conhecer de forma panorâmica todos os atrativos turísticos da Rua do Porto.

Em seguida, no Casarão do Turismo, degustaram cervejas artesanais produzidas na cidade – A Tutta Birra, Cevada Pura, Dama Bier e Leuven, e almoçaram na Rua do Porto, no Restaurante Capitão Gancho.

A viagem terá duração de quatro dias e é organizada pela governança da Serra do Itaqueri. O roteiro também inclui visitas a atrativos de Águas de São Pedro, São Pedro, Rio Claro, Analândia, Itirapina, Brotas, Santa Maria da Serra e Charqueada. Nesses municípios, serão apresentados museus, pesqueiros, cachoeiras, mirantes, monumentos, hortos florestais, hotéis e restaurantes, entre outros.

Tradicionalmente, o Press Trip é uma iniciativa que parte de empresas, públicas ou privadas, com a intenção de promover e divulgar destinos e empreendimentos através do convite de representantes de veículos ligados à mídia, sejam eles tradicionais (jornais, revistas, editoriais, etc) ou alternativos, como os blogs.

Neste Press Trip da Região Turística da Serra do Itaqueri a viagem será voltada para a mídia especializada da área de turismo (jornais, revistas, blogs, etc), e patrocinada pelo trade turístico (hotéis, restaurantes, agências, receptivos, atrativos), com o objetivo de divulgar os destinos e os empreendimentos turísticos, por meio da vivência e da experiência realizada durante sua viagem.

Esta iniciativa tem a proposta de que cada município demonstre seus potenciais turísticos de melhor qualidade, focando na identidade local e encantando os visitantes por meio de seus melhores serviços, fortalecendo o turismo na região e atraindo cada vez mais a demanda turística para nossos municípios

Segundo a secretária de Turismo, Rose Massarutto, o trabalho desenvolvido pela região da Serra do Itaqueri é uma importante ação para política pública regional do turismo.

“Fortalecer o turismo regional é uma meta determinada no PDDT que estamos cumprindo, e este Press Trip, uma importante ação de marketing, também determinada pelo plano de marketing turístico do município. Ações como estas, realizadas de forma conjunta, se traduzem no sucesso da atividade do turismo que vem ocorrendo em Piracicaba, e pode ser verificado com o crescimento de visitantes aos finais de semana na Rua do Porto”, destaca.

A Região Turística da Serra do Itaqueri conta com 13 municípios unidos pelo desenvolvimento do turismo regional: Águas de São Pedro, Analândia, Brotas, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Piracicaba, Rio Claro, Santa Cruz da Conceição, Santa Maria da Serra, São Pedro e Torrinha, contando com mais de 30 atrativos turísticos consolidados e uma oferta turística ampla, composta por turismo cultural, de saúde, rural, de natureza, de eventos, de aventura e gastronômico. É possível acessar no site da Secretaria de Turismo, em roteiros regionais, o roteiro desenvolvido para divulgação da Serra do Itaqueri.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta