Festa da Cerveja Artesanal amplia atrativos de Brotas

 

Brotas realizará neste ano o Brotas Beer Fest e Brotas Food Truck

 

Os ipês amarelos já estão floridos, sinalizando que a primavera está chegando. Em Brotas, isso significa, também que, de novo, é época de curtir as atividades de aventura na água, que volta a estar numa temperatura agradável.

Está aberta a temporada ideal para rafting, boia-cross, flutuação, banho de cachoeira, rapel em cachoeira, tirolesa molhada, entre outras opções que tornam o destino perfeito para as férias, uma esticada no feriado de 7 de Setembro, para um final de semana comum tornar-se especial e para a viagem com as crianças em outubro. Afinal, atividades ao ar livre é o que Brotas tem de melhor.

E, nos próximos meses, a cidade realiza dois eventos gastronômicos que, como ocorre com o Brotas Gourmet, tradicionalmente em agosto, ampliam os atrativos: a Brotas Beer Fest, no dia 8 de outubro, e o Brotas Food Truck, em 24 de novembro.

Ambos na primeira edição, a Brotas Beer Fest e o Brotas Food Truck têm como proposta serem realizados anualmente, o que fortalece a capital do turismo de aventura também como destino gastronômico. São iniciativas novas, fruto de um árduo trabalho para evolução da culinária local realizado há anos por restaurantes de Brotas e pela cervejaria artesanal que leva o nome da cidade, acaba de abrir um pub e é a organizadora da Brotas Beer Fest. Será um evento open bar para degustação de rótulos premiados nacional e internacionalmente de três cervejarias artesanais: a Brotas Beer, a Opera, de Araraquara, e a Cevada Pura, de Piracicaba. Para harmonizar, petiscos e lanches do Food Truck da Roça, que é de Brotas, do Buenos Food Truck e da Vila Vicentina, uma entidade de atendimento a idosos onde o evento será realizado. E, claro, muita música! Serão cinco bandas: Odysseia (rock’ in roll), Nilton César & Fernando (sertanejo), DNA (clássicos do rock’ in roll), ABR3 (pop rock) e a badalada Terra Celta (folk rock).

Até lá, o convite é aproveitar setembro para curtir Brotas já que, além de temperatura da água estar subindo, dizem que a brisa neste mês é uma das mais agradáveis. Por ser o início da primavera, período de vida nova, pede movimento, o que tem tudo a ver com caminhar na natureza contemplando flores e folhas novas das árvores, verdinhas, e pássaros e outros animais que cruzam o caminho nas trilhas e, ao final do destino, tomar um bom banho de cachoeira. O município tem mais de 40 cachoeiras, das quais 11 abertas à visitação – a queda da mais alta é de 60 metros – e cada uma com um atrativo e um charme específico. Algumas têm acesso por trilha de fácil, outras de média e algumas de alta dificuldade. É só escolher!

Igualmente, vai bem o rafting, o passeio que mais atrai turistas em Brotas, que a cada corredeira mais forte do Rio Jacaré-Pepira dá um banho no turista dentro do bote inflável. Além da aventura molhada, em alguns trechos é possível mergulhar no rio. Outra diversão garantida é descer o Jacaré-Pepira de boia, uma atividade que faz parte da história dos moradores da cidade. Usando equipamentos de segurança, o turista deixa-se levar pelas corredeiras, o que é ideal para contemplar a natureza de um ponto de vista muito peculiar, do meio do rio. Assim como no rafting, há opção de boia-cross também para crianças, nas partes mais calmas do rio.

Outra atividade para vivenciar o Jacaré-Pepira que vale muito a pena é a flutuação, realizada num trecho de cerca de 300 metros do rio conhecido como “Poção”. É o equilíbrio perfeito do corpo na água e da mente conectada com o rio e toda a natureza à sua volta. Entre as atividades envolvendo água, há ainda, tirolesa molhada, canoagem, aquaball, circuito cable e stand up paddle. Aliás, esta última atividade, que consiste em remar em pé sobre uma prancha de surfe, caiu no gosto do brasileiro não só no litoral. Em Brotas, é praticado em lagos e faz a alegria de toda a família. A criançada vai adorar! Também falando em água, mas sem necessariamente entrar nela, outra atividade que Brotas oferece é a pesca esportiva na represa do Patrimônio, que ocupa uma área de aproximadamente 14,5 hectares.

Se a proposta é desafio, uma sugestão é fazer canionismo, ou seja, descer uma cachoeira através de uma corda com a técnica do rapel. Em Brotas, várias cachoeiras e sítios turísticos possibilitam a atividade, que é realizada com o uso de equipamentos de segurança obrigatórios e com orientação de guias capacitados. E sempre há a primeira vez. Quem nunca fez rapel, tem a oportunidade de começar a praticar esta atividade, que é refrescante e emocionante por natureza. Pode ficar tranquilo porque antes da descida é realizada a instrução e o treinamento, tudo de acordo com as normas de segurança.

Claro que atividade dá fome! Em Brotas, entre a zona urbana e a zona rural, onde ficam muitos sítios turísticos, são 62 empreendimentos de alimentos e bebidas, dos quais 28 restaurantes de culinária que vai da caipira à contemporânea. Em vários deles, destaques para pratos com ingredientes regionais, como queijo e outros derivados do leite, verduras e legumes. Para sobremesa, muito doce com frutas da região e café também regional. Há, ainda, pinga e licores feitos em Brotas e o já famoso catchup de goiaba. E, claro, a cerveja artesanal Brotas Beer. Agora, no pub que funciona anexo à fábrica, o cliente pode degustar e comprar para levar para casa a cerveja e o chopp da casa acompanhado de aperitivos, como o bolinho de cevada. Feito com carne bovina e cevada utilizada no processo de fabricação da cerveja, é o destaque da casa que funciona das 18h à meia-noite às quintas e sextas-feiras, das 11h30 à meia noite aos sábados e das 11h30 às 16h aos domingos. E há, ainda, souvenirs, como camiseta, chaveiro e boné temáticos da cervejaria.

Quem viaja sempre está de olho em alguma iguaria local ou artesanato para levar para casa. Em vários sítios turísticos de Brotas e em lojas na cidade é possível comprar comidinhas e bebidinhas feitas por produtores rurais locais. Há, também, artesanato em feirinhas na praça principal da cidade e em lojinhas, cuja visita já é um passeio, sem falar do Anand Ateliê, que produz e comercializa peças de cerâmica feitas com a técnica raku e que lembra muito os ateliês da região de Cunha. À noite, a grande pedida de Brotas é visitar o Centro de Estudos do Universo (CEU), o mais moderno observatório e planetário da América Latina. Utilizando potentes telescópios, o visitante vai olhar para o céu e observar planetas e nebulosas não visíveis a olho nu. É um espetáculo!

Graças aos recursos naturais preservados e o investimento local, Brotas é considerada a capital do turismo de aventura. O município reúne o maior número de atividades ao ar livre: boia-cross, arvorismo, cachoeirismo, canionismo, escalada, rapel, tirolesa, queda livre, slack line, queda livre, banho de cachoeira, kaiaky, rafting (KR), pesca, circuito cable, canoagem, stand up paddle, aquaball, caminhada, cavalgada, mountain bike, quadriciclo, observação de pássaros, off road, arco e flecha, paint ball e giromaster.

A estrutura para o turista conta com mais de 38 meios de hospedagem entre hotéis, pousadas, hotéis-fazenda e resorts. Há, ainda, áreas de camping e casas para locação por temporada. E oito operadoras de aventura, sendo quatro delas certificadas. O acesso a Brotas é pelas melhores rodovias do País: Bandeirantes, Anhanguera, Washington Luís e SP-225 (Eng.º Paulo Nilo Romano).

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta